JERICOACOARA: Começa amanhã Seminário sobre Saneamento Básico no Brasil

7 de novembro de 2018 - 14:51

Nesta quinta-feira, o município de Jijoca de Jericoacoara, distante 280 Km de Fortaleza, receberá participantes do I Seminário Nacional de Regulação e Políticas Públicas, uma realização da Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar). O objetivo do encontro, que acontece no Polo da Vila de Jericoacoara, é explanar e discutir as diferentes formas de apoio ao desenvolvimento das políticas públicas no setor e apresentarresultados do estudo de caso elaborado pela Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), uma das patrocinadoras do seminário que conta, também, com o apoio da Prefeitura de Jericoacoara e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

Serão dois dias – quinta e sexta-feira – de intensa discussão. Dez palestrantes trarão suas análises sobre o assunto, dentre os quais o superintendente de energias renováveis de Itaipu, Paulo Schmidt, e o presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, que falarão sobre “Energias renováveis de Saneamento Básico” e “Os impactos do Saneamento no Turismo”. Segundo o presidente da Abar, Fernando Franco, que também integra o Conselho Diretor da Arce, ao final do encontro espera-se ter contribuído para a busca de solução do problema no Brasil e “minimizado os impactos sanitários e ambientais decorrentes do uso indevido da infraestrutura sanitária e de recursos hídricos na Vila de Jericoacoara, importante ponto turístico nacional e internacional”.
No primeiro dia, às 09h, a abertura dos trabalhos estará a cargo do presidente do conselho diretor da Arce, Hélio Winston Leitão. Em seguida, fazem uso da palavra o presidente da Abar, Fernando Franco, e o prefeito de Jijoca de Jericoacoara, Lindbergh Martins. No período da tarde, o analista de regulação da Agência Cearense,Alceu Galvão, apresenta os resultados do projeto “Abraço Jeri e Cuido do Meio Ambiente”, em execução desde fevereiro de 2018. Nesse projeto, estão envolvidos a Cagece, Ministério Público, Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Prefeitura de Jericoacoara, Secretaria das Cidades (Scidades), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Associação “Eu Amo Jeri” e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

Finalizando os trabalhos da quinta-feira, representantes da Arce, da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e da Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (Agir) apresentarão casos exitosos no tocante àsPolíticas Públicas na área de Saneamento Básico. Já no segundo dia, o período da manhã será reservado para palestras técnicas que trarão à tona “A visão de Prestadores de Serviços sobre a atuação das Agências Reguladoras” e “Investimentos e Concessões em Saneamento Básico – Políticas Públicas”. Os trabalhos se encerrarão com visita técnica à cooperativa de catadores e à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), da Cagece.

Serviço:
Os interessados em adquirir outras informações sobre o Seminário, podem acessar o site do evento em: seminariopoliticaspublicas.com.br/evento.

07.11.2018
Assessoria de Imprensa – Arce