Desempenho do Saneamento dos municípios, em 2017, é divulgado pela Arce

28 de dezembro de 2018 - 18:24

As cartas de desempenho dos serviços prestados pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) com os indicadores de cada um dos municípios cearenses fiscalizados pela Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) já estão disponibilizadas no site. Conforme o analista de regulação da coordenadoria de saneamento básico da Arce, Alexandre Caetano, as citadas cartas possibilitam, não apenas um maior acesso à informação sobre os serviços, mas também uma maior participação social e uma consequente melhoria na prestação destes serviços, de maneira mais consciente e qualificada.

O referido trabalho faz parte do processo denominado “Regulação Sunshine”, que visa dar maior exposição e transparência sobre a qualidade dos serviços de água e esgoto. Nesse contexto, foram divulgados os resultados alcançados ao longo de 2017 por meio de 12 indicadores de desempenho, que são: Índice de atendimento urbano de água (percentual da população residente nas áreas urbanas do município que estão efetivamente conectadas à rede de água e contribuindo para o faturamento); Acessibilidade econômica dos serviços de abastecimento de água (corresponde ao impacto das despesas com os serviços públicos de abastecimento de água no orçamento familiar); Índice de hidrometração (refere-se à quantidade de ligações com hidrômetros funcionando em relação ao total de ligações ativas); Incidência das análises de coliformes totais fora do padrão; Incidência das análises de cloro residual fora do padrão; e Incidência das análises de turbidez fora do padrão.

Além destes, cita-se, ainda, os índice de reclamações sobre os serviços de água; sobre atendimento urbano de esgoto; e sobre acessibilidade econômica dos serviços de esgotamento sanitário. Também os índices de reclamações sobre os serviços de esgoto; sobre perdas de faturamento, que se caracteriza pela água produzida, mas não entregue ou cobrada dos usuários; e sobre perdas por ligação, que representa, preponderantemente, problemas em razão de vazamentos.

Outras informações, não apenas sobre os indicadores, mas também sobre os Relatórios de Fiscalização Direta dos municípios regulados pela Arce, podem ser obtidas na página da Arce (www.arce.ce.gov.br) ou pelo telefone 0800.725.3838. O arquivo das cartas pode ser visualizado clicando AQUI.

28/12/2018
Assessoria de Comunicação ARCE
Angélica Martins
Colaboração: Rodrigo Duarte
Tel:(85) 3194.5675
Email: imprensa@arce.ce.gov.br