Arce participa de Workshop sobre o Projeto Malha D’Água

18 de junho de 2024 - 15:33 # # # # # # # #

A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) participou, na manhã desta terça-feira (18), de workshop com o tema “Sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central, hipóteses preliminares de trabalho para seu arranjo institucional”. O evento, que foi sediado no auditório do Ente Regulador Cearense, fora promovido pela Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e pela Secretaria das Cidades (Scidades), e teve como objetivo discutir a responsabilidade institucional da operação de água quando o Sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central estiver pronto. Pela Agência Cearense, estiveram presentes o presidente João Gabriel Rocha, e o conselheiro, também presidente da Câmara Temática de Saneamento Básico, Jardson Cruz, além de técnicos.

O evento foi conduzido pelo advogado, Wladimir Antônio Ribeiro, que apresentou modelos de gestão; sustentabilidade econômica da operação e prestação direta regionalizada. O conferencista também versou sobre o Projeto Malha D’Água, cuja proposta é adensar a rede de adutoras, considerando todos os centros urbanos do Estado, com captação realizada, diretamente, nos mananciais com maior garantia hídrica e implantação das Estações de Tratamento de Água junto a estes reservatórios para posterior adução aos núcleos urbanos integrados ao sistema.

A primeira fase do Projeto contempla a construção do Sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central com quase 700 km de extensão (291,61 km de adutora principal e 396,48 km de ramais adutores), para fornecer água tratada para 09 sedes municipais e 38 sedes distritais. Além da Arce, SRH e Scidades, também participaram do encontro integrantes da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e do Grupo Manesco de Advocacia.

18.06.2024
Telefone: (85) 3194.5674