JANEIRO DE 2013: Ouvidoria da Arce recebe 6.011 pedidos de informação e reclamações

25 de fevereiro de 2013 - 14:31

Janeiro foi um mês movimentado na Ouvidoria da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce. Foram 6.011 atendimentos, sendo 5.639 pedidos de informação e 271 reclamações, divididos entre três setores. Dos três, o que registrou maior crescimento nas demandas, comparado a dezembro de 2012, foi o setor de Energia elétrica: um salto de 133%. Ao todo, foram 5.439 pedidos de informação, 243 reclamações e uma denúncia contra a Companhia Energética do Ceará. – Coelce. Já com relação à Companhia de Água e Esgoto do Ceará, foram abertas 224 solicitações, sendo 198 pedidos de informação e 26 reclamações. No mesmo mês foram gerados apenas quatro solicitações – sendo dois pedidos de informação e duas reclamações – referentes ao setor de Transportes. A outra área em que a Agência exerce suas ações regulatórias é a de Gás Canalizado que, neste relatório, não apresenta registros por parte dos clientes/usuários.

Todos os meses a Ouvidoria da Arce gera um relatório de suas atividades, contendo detalhes sobre o tratamento dispensado, com o objetivo de divulgar os números das demandas por setor, envolvendo Energia Elétrica, Saneamento Básico, Transporte Rodoviário Intermunicipal e Gás Natural Canalizado. São apresentadas informações quantitativas em forma de tabelas e gráficos, além de uma breve leitura de dados, de modo a tornar o relatório um instrumento de leitura dinâmica e de fácil visualização. Segundo a ouvidora Daniela Cambraia, “também se mostra a evolução do prazo médio, individualmente para cada área regulada, com tabela incluindo os resultados de análises e de tramitação, o que permite um acompanhamento do tempo de solução das reclamações”. 

As solicitações da área de Energia Elétrica são analisadas pela Ouvidoria, já as solicitações das áreas de Saneamento Básico, Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros e Gás Natural Canalizado são analisadas pelas respectivas áreas finalísticas. Fica a cargo da Ouvidoria o registro, a intermediação entre os prestadores de serviço e o consumidor, a tramitação, o acompanhamento e a finalização da solicitação. “O êxito operacional de uma agência reguladora tem forte relação com a efetiva participação da sociedade no controle dos serviços públicos regulados, por isso a Arce incentiva as formas democráticas que possam contribuir para a melhoria desses serviços”, afirma Guaracy Diniz Aguiar, presidente do Conselho Diretor da Arce. Visualize o relatório completo clicando AQUI

 

Serviço: 

Ouvidoria da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce 

Ligue grátis: 0800 – 2753838 

Fax: (85) 3101 – 1042 

Balcão Arce: Av. Santos Dumont, 1789 – Térreo,  Aldeota (Edifício Potenza). 

Horário de atendimento: 08:00h às 17:00h, de segunda à sexta-feira

 

25.02.13

 

 

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Angélica Martins

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