Arce marcará presença no Ciclo de Debates Abralatas 2013

30 de agosto de 2013 - 14:06

A cidade de Fortaleza será sede de uma das três etapas do  Ciclo de Debates Abralatas 2013 – Inovação para a sustentabilidade. O evento é uma inciativa da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas) e tem como objetivo auxiliar na implementação do  Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) a partir de discussões em torno de aspectos econômicos, sociais e ambientais relativos à reciclagem de embalagens em geral, especialmente de latas de alumínio para bebidas. A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce,  representada pelo coordenador de Saneamento Básico, Alceu Galvão, será uma das instituições que participarão do evento. Galvão, que é  mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo e doutor em Saúde Pública também pela Universidade de São Paulo, estará presente na condição de membro da mesa de abertura e debatedor. 

Em Fortaleza, o evento ocorrerá no campus da Universidade Federal do Ceará – UFC, no dia 12 de setembro. Minas Gerais e Paraná, com suas respectivas Universidades Federais, serão as sedes das outras etapas, sendo a de Belo Horizonte no próximo dia quatro de setembro e a de Curitiba no dia 4 de outubro vindouro.  A quarta edição do Ciclo de Debates Abralatas valorizará estudos que melhorem a capacitação dos catadores de materiais recicláveis e que apontem impacto ambiental de embalagens. Segundo os organizadores, “chegou a hora de ampliar a participação de pesquisadores e estudantes acadêmicos no contato com cooperativas de catadores e com o setor de bebidas e embalagens, buscando soluções engenhosas e inovadoras”. 

Conforme o diretor executivo da Abralatas, Renault de Freitas Castro, mais de 2.000 pessoas, em sua maioria catadores de materiais recicláveis, já participaram desses eventos que tiveram início em 2010. “A busca pela sustentabilidade ambiental deixou de figurar como uma proposta de futuro para se tornar uma realidade crescente nas cidades brasileiras” ressalta o diretor.   Ainda segundo  Renault de Freitas, o Ciclo de Deabtes Abralatas 2013 pretende reunir, além dos alunos e professores das citadas universidades, autoridades públicas municipais, estaduais e federais; integrantes dos Ministérios Públicos Estadual e do Trabalho; representantes de cooperativas e associações de reciclagem regionais e do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, além de representantes das indústrias de bebidas e de reciclagem.  

 

Serviço:  

A Abralatas

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade, associação civil, sem fins lucrativos, foi criada em março de 2003 para estabelecer o intercâmbio de experiências e promover o desenvolvimento e o aumento da competitividade da lata de alumínio para bebidas e de sua cadeia produtiva no Brasil.

Objetivos:

1. Promover o desenvolvimento competitivo da indústria da lata de alumínio para bebidas no Brasil 

2. Representar os interesses comuns dos associados junto à sociedade civil organizada, aos órgãos governamentais, associações de classe, entidades científicas e qualquer outro fórum legal ligado à cadeia produtiva da lata de alumínio para bebidas, nos âmbitos nacional e internacional 

3.Estabelecer intercâmbio de ideias, informações e experiências com a sociedade, desenvolvendo e incentivando o aperfeiçoamento dos métodos de industrialização, comercialização e administração em geral da cadeia produtiva da lata de alumínio para bebidas

4.Manter serviço permanente de informações sobre todos os assuntos ligados, direta ou indiretamente, à industrialização e comercialização de latas de alumínio para bebidas, incluindo dados estatísticos, promovendo, entre outros, a realização de reuniões, eventos, estudos e pesquisas

5.Informar a sociedade sobre as características tecnológicas, ambientais, além de qualquer outra informação técnica da embalagem, por meio de, entre outros e sem limitação, publicações, eventos e canais de comunicação na Internet. (Fonte: site oficial da Associação  –  http://www.abralatas.org.br/ )

 

 

30.08.13

Assessoria de Imprensa – ARCE

Jornalista: Angélica Martins

Estagiário: Leonardo Santana

Fone: (85)3101-1020

Fax: (85)3101-1030