“Arce nos Municípios” chegará à Barreira

11 de setembro de 2013 - 17:00

No próximo dia 17, a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce – dará continuidade ao seu programa “Arce nos Municípios” que tem como foco, nessa edição, a visita ao município de Barreira-Ce, localizado na microrregião de Chorozinho, distante 72 quilômetros de Fortaleza. O encontro é coordenado pela ouvidoria da Agência Reguladora e reúne consumidores, representantes de órgãos públicos, integrantes de entidades classistas e diferentes grupos formadores de opinião para, juntos, discutirem sobre regulação, ações de um ente regulador e como cada um pode vir a ser um multiplicador, além de apresentar a instituição e explanar a sua forma de atuação perante o corpo social, sensibilizando a população sobre seus direitos e deveres.

A visita à cidade seguirá uma agenda composta por palestras sobre os setores regulados pela Arce, que deverão acontecer no auditório da Prefeitura de Barreira e serão ministradas pelos analistas Daniela Cambraia (Ouvidora-Chefe), Filipe Rangel / George Moura (Transportes), Alceu Galvão / Geraldo Basílio (Saneamento Básico) e Eugênio Braúna (Energia). As atividades terão inicio às nove horas e encerramento previsto para o meio dia. O “Arce nos Municípios” nasceu com a proposta de dinamizar a relação da autarquia com a sociedade cearense e promover o entendimento sobre o que vem a ser uma agência reguladora e sua importância no contexto socioeconômico do Estado.

 

USUÁRIO VOLUNTÁRIO”

Durante o evento, a Arce iniciará também a apresentação do projeto “Usuário Voluntário” que tem a cidade de Barreiras como piloto. Tal projeto estabelecerá uma espécie de parceria entre os habitantes e o ente regulador. O propósito é elevar a qualidade dos serviços públicos oferecidos no município, por meio de cidadãos que se disponibilizem a responder pesquisas e questionários que apontarão as possíveis carências, permitindo que a Agência Reguladora possa avaliar o nível e qualidade dos serviços prestados.

Inicialmente foram cadastrados 25 pessoas – com possibilidade de expansão – que já responderão as pesquisas referentes ao segmento de saneamento básico da região. Durante a apresentação do projeto, será discutido a possibilidade de avaliações das outras áreas, no caso Transportes e Energia. Os habitantes contarão, ainda, com um canal direto para apresentarem suas sugestões e relatarem suas dificuldades com os serviços públicos regulados pela Arce. Tudo pode ser encaminhado por e-mail, no seguinte endereço: usuariovoluntario@arce.ce.gov.br.

 

A CIDADE

A localidade de Barreira, cujo nome faz alusão ao solo da região, tem sua denominação original como Barreira Vermelha, sendo que a partir de 1938 suprimiu o “Vermelha”, passando a ser apenas Barreira. Foi elevada a município em 15 de abril de 1987. A cidade, conforme o senso de 2010, conta com 19.573 habitantes, sendo 8.127 residentes na zona urbana e 11.446 na zona rural. Sua principal atividade econômica é baseada na extração do caju e outros produtos agrícolas, como por exemplo o algodão, cana-de-açúcar, milho e feijão.

 

11.09.2013

Assessoria de Imprensa – ARCE

Jornalista: Angélica Martins

Estagiário: Rodrigo Duarte

Fone: (85)3101-1020