Arce nos municípios chega à Tauá

14 de outubro de 2013 - 16:51

Nesse mês de outubro, a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce – dará continuidade ao seu projeto de interiorização. Para tanto, o município da vez será Tauá, distante 344 km de Fortaleza. A visita acontecerá nos próximos dias 21 e 22, quando coordenadores e analistas, com a finalidade de apresentar aos cidadãos tauaenses as  áreas de atuação e seus principais objetivos, farão uma apresentação sobre Agência Reguladora. A visita à cidade se dividirá em dois momentos: o dia 21 será  reservado para palestras técnicas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, no período das duas às cinco da tarde. Já no dia 22, a visita continua com o Fórum Regulação e Cidadania, envolvendo o tema “A atuação da Arce na Regulação dos Serviços Públicos Delegados”.

O  momento das palestras será bem abrangente:  “A atuação da Arce nos Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará” será o tema ministrado por Luís Alberto Aragão Sabóia;  “Transporte Intermunicipal de Passageiros” ficará sob a responsabilidade de Hélio Henrique Holanda de Souza e de  George Moura;  “Planos Municipais de Saneamento Básico/ PMSB” será a palestra ministrada por Alceu de Castro Galvão e Geraldo Basílio.  Já “ Energia Elétrica” terá a participação de  Eugênio Braúna Bittencourt. Por fim, “Usuário Voluntário” será apresentado por Daniela Cambraia, ouvidora-chefe da Arce. O público-alvo será formado por representantes de instituições de ensino superior, do poder público  municipal, colaboradores e membros da ouvidoria da prefeitura local, além de lideranças comunitárias.

Quanto ao Fórum Regulação e Cidadania (dia 22), o tema  escolhido é: “Atuação da Arce na Regulação dos Serviços Públicos Delegados”, cujas áreas são Energia Elétrica, Saneamento, Transporte e Gás Canalizado. O evento será aberto ao público e acontecerá das nove às onze horas, no auditório da Cidade Digital (Avenida Abigail Sidrão de Oliveira, bairro Colibris) tendo à frente Luís Alberto Aragão Sabóia e Eugênio Braúna Bittencourt. “Lembro que a ideia é explicar para a sociedade o real papel de um ente regulador, as áreas em que atua e como a sociedade pode contribuir para a melhoria dos serviços públicos.” adianta Sérgio Miranda,  integrante da Ouvidoria e um dos responsáveis pelo evento.

Usuário Voluntário

Ainda no dia 22 de outubro, em Tauá, haverá uma nova palestra sobre o programa “Usuário Voluntário”. Esse programa nasceu com o objetivo de estimular uma parceria entre usuários dos serviços públicos, focando na melhoria e qualidade da fiscalização dos serviços públicos. As palestras visam explicar os principais objetivos do programa e o passo-a-passo para o cadastramento das pessoas interessadas em fazer parte do programa. O próximo município a ser visitado pela Agência Reguladora, para a continuidade do “Usuário Voluntário”, será Aracati. A data para visita ao município e a programação ainda serão definidas pelos realizadores.

Interiorização

O projeto de interiorização da Arce faz parte do Plano de Atividades e Metas de 2013 – PAM 2013, sendo este um dos pontos das diretrizes, assim como a efetividade da atividade regulatória; sistemas de informações regulatórias; comunicação e relacionamento com a sociedade; modernização de gestão; estabelecimento de parceria com as Prefeituras dos Municípios e, também,  regulação de transporte metroviário.

14.10.2013

Assessoria de Imprensa – Arce