Carta do Cariri retrata os problemas da qualidade da água na região

19 de dezembro de 2013 - 18:57

O Seminário Regional Esgotamento Sanitário no Cariri foi realizado em  Juazeiro do Norte, no último dia nove deste mês . O evento, o qual teve como objetivo debater a situação do saneamento básico na região do Cariri cearense, foi uma realização conjunta da Arce (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará), Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará), Ministério Público do Ceará (MP-Ce)  e Instituto Trata Brasil.

A fim de tornar público o conteúdo das palestras e dos debates, bem como elencar os compromissos assumidos pelas instituições que participaram do Seminário, as entidades realizadoras do evento  lançaram, hoje, dia 19, a Carta do Cariri (Leia aqui). Além de uma síntese das atividades do Seminário, a Carta traz um tópico dedicado às propostas de solução para o problema do saneamento básico na região, visto que recente Estudo realizado em conjunto pelas entidades citadas demonstrou redução na qualidade das águas subterrâneas, principal fonte de abastecimento da área. Conforme o Estudo,  noticiado neste sítio, o declínio da qualidade da água no Cariri foi apontado em função da presença constante de nitrato nas amostras recolhidas, indicando a existência de poluentes na água.

O coordenador de saneamento básico da Arce, Alceu Galvão, informa que é objetivo dos atores envolvidos no Seminário Regional manter um fórum permanente para debater a situação do saneamento do Cariri. Assim, a Carta já traz definido o dia 20 de janeiro de 2014 como a data do próximo encontro em Juazeiro do Norte.

19/12/2013

Assessoria de Imprensa – Arce