Arce agenda encontros com representantes do Sindipostos e da Cegás

2 de abril de 2014 - 16:32

Representantes do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará – Sindipostos, tendo à frente o presidente da entidade, Vilanildo Fernandes, estiveram com o presidente do Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará -Arce, Fábio Timbó, oportunidade  em que foram levantados, entre outros itens, pontos relacionados à comercialização de Gás Natural Veicular – GNV.  O Sindicato apresentou alguns questionamentos sobre o procedimento de faturamento praticado pela Cegás, concessionária responsável pelo fornecimento do mencionado combustível. O encontro foi nesta segunda-feira, dia primeiro de abril.
 
Diante do exposto, Fábio Timbó considerou que a questão deve ser foco de análise e, com o objetivo de iniciar as tratativas de solução, de imediato solicitou reunião junto à Companhia de Gás do Estado do Ceará – Cegás, a fim de apresentar as situação e chegar a uma posição adequada que atenda às partes envolvidas. O encontro com o presidente da  Cegás, Elbano Cambraia, acontecerá na tarde de hoje, quarta-feira, dia 2, na sede da Companhia, na Avenida Washington Soares, 55, 11º andar  do Edifício Empresarial Iguatemi, no Bairro Cocó. A missão da Cegás é  “promover a distribuição do Gás Natural no Estado do Ceará de forma segura, rentável e eficiente, contribuindo para a melhoria da qualidade dos produtos e serviços dos seus clientes, com responsabilidade social e ambiental”.   
 
Compete à Arce, fiscalizar a Companhia de Gás do Estado do Ceará quanto à qualidade e segurança na distribuição do produto, de acordo com as condições preestabelecidas na legislação vigente e no contrato de concessão. A  fiscalização dos serviços públicos de distribuição de gás canalizado prestados pela Cegás acontece por meio de ações que buscam constatar o cumprimento da legislação e regulamentação do setor. Tais ações podem gerar determinações no sentido de regularizar as inconformidades encontradas.  
 
Geralmente as fiscalizações acontecem nas instalações da Concessionária, por meio de documentos requeridos, avaliação de indicadores e visitas de inspeção para  acompanhamento de procedimentos que vão desde a simulação de fraude à calibração de Manômetros e Termômetros em laboratórios contratados pela Cegás; da constatação da implantação de estações de medição e de odorização do gás à manutenção nos pontos de fornecimento (clientes) de todos os setores. A Agência Cearense realiza o minitoramento mensal dos indicadores de desempenho dos serviços da Companhia, observando Índice de Vazamento, Tempo de Atendimento de Emergência, Tempo Médio de Elaboração de Estudos e Orçamentos de Serviços na Rede de Distribuição, entre outros impostantes itens. Quando é constatada a existência de irregularidade, a Arce,  de imediato, adota as  providências cabíveis para que a Concessionária corrija as desconformidades encontradas de forma eficaz e dentro do prazo estabelecido. 
 
Serviços:
 
Sindipostos:
Associação do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais de Fortaleza  nasceu em 1965, tendo sido transformada em Sindicato no ano de 1968 devido à crescente necessidade de oferecer serviços específicos aos que já lidavam no ramo. A sede do Sindipostos-Ce fica Rua Visconde de Mauá, nº. 1.510 – Bairro Aldeota, e a a razão social é Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará. O primeiro presidente foi Eloy Fontenele Saboya e o vice-presidente Fenelon Moreira.
 
Cegás:
A Companhia de Gás do Ceará – Cegás é a concessionária estadual de distribuição de gás natural canalizado no Estado do Ceará. Sua história se inicia com a edição da Lei nº 12.010 de 05.10.92, que autorizou a constituição da Companhia, tendo por objetivo a Produção, Aquisição, Armazenamento, Distribuição, Comercialização de Gás Combustível e a prestação de serviços correlatos,  observando-se a legislação federal pertinente, os critérios econômicos de viabilização dos investimentos, o desenvolvimento econômico e social, os avanços técnicos e a integração do gás combustível à matriz energética do Estado do Ceará. Seu efetivo funcionamento ocorreu no início de 1994 com a assinatura do contrato de concessão com o Governo do Estado, para a exploração industrial, comercial, institucional dos serviços de gás canalizado no Estado do Ceará. (Fonte: Site da Cegás). 
 
 
Assessoria de Imprensa – ARCE
Angélica Martins
Email: angelica.martins@arce.ce.gov.br
Fone: (85)3101-1020
Fax: (85)3101-1030 
 
alt

Fábio Timbó (centro)