Arce participa da Missão Etiópia para o Brasil

19 de setembro de 2014 - 17:37

O município de Sobral recebe hoje, dia 17, visita da “Missão da Etiópia para o Brasil”. Trata-se de iniciativa intermediada pela Superintendência da Fundação Nacional de Saúde no Ceará – Funasa, com a participação de outros importantes órgãos brasileiros e etíopes. O encontro objetiva mostrar aos visitantes, exemplos de experiências exitosas de gestão de resíduos sólidos urbanos, a partir de parceria com entidades privadas. Integram a missão etíope, o Ministro da Saúde da República Federal da Etiópia, Kebede Worku; o Ministro da Água, Irrigação e Energia, Ato Kebede Gerba, e o presidente do Grupo de Trabalho Técnico de Saneamento e Higiene do Ministério da Saúde, Dagnew Aadesse Abey.

O coordenador de saneamento da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, Alceu Galvão, participa do evento que acontece na sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral – SAAE, localizado na rua Monte, 517, Centro. Segundo Galvão, estão programadas seções de apresentação que serão divididas em blocos que durarão entre dez e 15 minutos, abrindo espaço para perguntas. Na oportunidade, o analista de regulação da Arce fará exposição sobre a Agência Cearense, destacando a atuação do órgão na área de saneamento básico. A programação também engloba uma reunião com representantes da Prefeitura de Sobral sobre a situação da cidade e mostra sobre o SAAE.

Logo depois, acontecerá uma visita de campo ao Projeto do Sistema Integrado de Saneamento Rural – SISAR. Os anfitriões querem que a Missão conheça a estrutura e as ações da “governança institucional” nos níveis municipal, estadual e federal, desenvolvidas em cidades de pequeno e médio porte, além de possibilitar o diálogo com representantes do governo e das entidades prestadoras de serviços de saneamento básico. Os visitantes conhecerão, ainda, os modelos de regulação, arranjos jurídicos e organizacionais que visam a articulação entre entidades privadas e públicas, para que compreendam as vantagens e desvantagens dos diferentes modelos e arranjos utilizados.

A Visita da Missão Etiópia ao Brasil teve início no último dia 14, com programação acordada com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério das Cidades (MCidades), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério da Integração (MI), Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e Agência Nacional de Água (ANA) , além do Ministério da Saúde e Desenvolvimento Urbano e Ministério das Águas, Irrigação e Energias da Etiópia, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef. As atividades encerram-se amanhã, dia 20.

19.09.2014

Jornalista: Angélica Martins