Seis eólicas serão fiscalizadas em outubro

10 de outubro de 2014 - 14:23

 

Seis usinas de geração eólica serão fiscalizadas por técnicos da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, durante o mês de outubro. Os trabalhos tiveram início no dia oito e se estenderão até o próximo dia 24. Passarão por avaliação dos técnicos, as usinas de Parajuru, localizada no município de Beberibe, distante 79km da Capital, Volta do Rio e Praia do Morgado, ambas localizadas no município de Acaraú, distante 253km de Fortaleza. Nestas, os trabalhos já estão em curso. Nos dias 15, 16 e 17, será a vez do Parque Eólico de Beberibe. Por fim, nos dias 23 e 24, serão fiscalizadas as usinas Lagoa do Mato e Canoa Quebrada, ambas em Aracati, distante 150km da Capital. Estarão à frente dos trabalhos, os analistas de regulação Deleon Parente e Dickson de Araújo que, juntos, verificarão a adequação das usinas à outorga concedida pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, no tocante à exploração e às exigências contidas na legislação vigente do setor.

Segundo Dickson de Araujó, que coordena os trabalhos nas três primeiras usinas citadas, já estão sendo verificadas a documentação no escritório da empresa que tem sede em Fortaleza. O foco é observar e analisar a situação geral das eólicas; o relatório de geração de energia MWmédio em base mensal, por unidade geradora para os últimos 36 meses, o relatório gerencial simplificado, contemplando as principais manutenções feitas nos equipamentos e, ainda, as instalações da usina e resumo das principais ocorrências nas unidades geradoras. Também já foram feitas inspeções de campo, oportunidade em que os analistas verificaram as condições físicas dos complexos. Da mesma forma acontecerá com as usinas Beberibe, Lagoa do Mato e Canoa Quebrada, cujas fiscalizações acontecerão nos dias 15 e 23, respectivamente, com a aferição dos documentos nas sedes das empresas que também ficam em Fortaleza. Nas duas últimas geradoras, localizadas em Aracati, a inspeção de campo acontecerá no dia 24.

Durante as ações, serão fiscalizadas, ainda, as licenças ambientais, comercialização de energia e fichas técnicas, atualizadas, assinadas pelos responsáveis de cada usina. Outros pontos importantes que também passarão pelo crivo dos analistas serão os certificados de capacidade técnica e saúde física e mental dos operadores. O objetivo é, a partir das análises de dados e estratégias apresentadas, comprovar a factibilidade do funcionamento de cada geradora, segundo previsto e definido nas outorgas das usinas eólicas. Ainda de acordo com o analista Dickson de Araújo, as fiscalizações têm o sentido de garantir que os empreendimentos entreguem ao sistema elétrico toda a energia contratada, com a qualidade requerida e com o máximo de segurança.

Serviço:

Praias de Parajuru tem capacidade instalada de 28,5 MW, em atividade desde 2009.

Praia do Morgado tem capacidade instalada de 28,8 MW, em atividade desde 2010.

Volta do Rio tem capacidade instalada de 42,4 MW, em atividade desde 2010.

Parque Eólico de Beberibe tem capacidade instalada de 25.600 kW, em atividade desde 2010.

Canoa Quebrada tem capacidade instalada de 10,5 MW, em atividade desde 2010.

Lagoa do Mato tem capacidade instalada de 3,2 MW, em atividade desde 2008.

 

10.10.2014

Assessoria de Imprensa – ARCE

Jornalista: Angélica Martins

Estagiário: Rodrigo Duarte

Fone: (85)3101-1020

Fax: (85)3101-1030