XXXIV Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental

3 de novembro de 2014 - 17:29

Discutir os mais diversos aspectos que versam sobre a realidade vivida pelos países em desenvolvimento, quando se fala sobre abastecimento de água e esgotamento sanitário, promovendo ações que buscam o aperfeiçoamento profissional e acadêmico, é um dos objetivos do XXXIV Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental, que acontece desde o dia dois de novembro, perdurando até o próximo dia seis, no Centro de Convenções do Cintermex, situado na cidade de Monterrey, Nuevo León, México. Trata-se de uma iniciativa da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental – Aidis, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável de Nuevo León Unido.

Conforme o coordenador de saneamento da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, Alceu Galvão, o evento conta com a participação de diversas organizações, tais como reguladores, instituições financeiras, empresas de saneamento, instituições de ensino e pesquisa, além de autoridades responsáveis pela elaboração das políticas públicas relacionadas ao setor de saneamento básico. Galvão participa do citado congresso, ministrando o trabalho técnico que versa sobre a “Análise Comparativa entre Modelos Internacionais de Regulação de Resíduos Sólidos e a Aplicabilidade no Brasil”. A programação do evento contempla palestras com temas que vão desde “Planos Municipais e Política de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos – RSU” até “Novos Desafios para o Acesso e Purificação de Água”.

“Participar de eventos desse porte é de suma importância para a Arce, pois dessa forma manteremos o quadro técnico da coordenadoria de saneamento básico da Agência, capacitado e atualizado”, comenta o coordenador de saneamento da Arce. As atividades acontecem em horário comercial, com exceção do último dia, reservado apenas para visitas técnicas. Na oportunidade, os interessados visitarão, das 09h às 14h, quatro estações da cidade de Monterrey: Sistema Integral de Gestão de Resíduos Ecológico e Processamento (Simeprode); Planta de Tratamento de Águas Residuais; Planta Potabilizadora San Roque; e a Ecovia. Com o objetivo de não comprometer o horário das visitas técnicas, a cerimônia de encerramento do seminário acontecerá dia cinco próximo, às 18h30, no salão “México” do Centro de Convenções com capacidade para até mil pessoas.

Serviço:

A cada dois anos desde a sua fundação, a Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental – Aidis, realiza o Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental, no qual reúne mais de 1.500 pessoas com papéis importantes, no setor de saneamento, na América, envolvendo temas relacionados a preservação do meio ambiente, saúde e saneamento, bem como mais de 100 empresas relacionadas a estas questões. O Congresso Interamericano já foi realizado nas cidades de Salvador e do Rio Grande do Norte, no Brasil; Punta Cana, na República Dominicana; Santiago e Punta del Este, no Uruguai; San Juan, em Porto Rico; e Lima, no Peru. O evento já ocorreu nas cidades do México e Cancun, com excelentes resultados. Os acordos feitos a cada dois anos, nos Congressos realizados, são levados para dentro de agências internacionais e governos nacionais para discussão e implementação. Monterrey foi a cidade escolhida para sediar o evento em 2014, fazendo o México ser, pela quinta vez, o anfitrião do citado Congresso.

03.11.2014

Jornalista: Angélica Martins