Arce divulga dados de serviços e reclamações de Julho

11 de agosto de 2015 - 14:27

O setor de Energia Elétrica continua sendo o de maior demanda no que refere às solicitações, reclamações, denúncias e sugestões, conforme relatório do mês de julho, apresentado pela ouvidoria da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce.  Foram  15.995 solicitações abertas a respeito dos serviços prestados pela Companhia Energética do Ceará – Coelce. Desse total, 798 foram reclamações, sendo que as principais dizem respeito à interrupção de fornecimento (53%), extensão de rede (17%) e ligação (16%). Se comparado ao mês de junho, houve um aumento de 47% no número de reclamações.

Sobre os serviços prestados pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece, foram 37 solicitações no mês de julho,  das quais 24 referem-se a reclamações sobre falta de água ou baixa pressão, pedido de ligação e vazamento  predial ou rede de água. No tocante aos serviços de Transporte Intermunicipal de Passageiros, anotou-se apenas seis registros, dos quais cinco reclamações. Destes, três foram  finalizados.  Quanto à área de Gás Canalizado, não se registrou nenhum tipo de solicitação.  Em todas áreas pontuadas e que o consumidor entrou em contato com a Arce, o principal meio de comunicação usado foi o telefone (0800 2753838).

Para os gestores do setor, os resultados continuam sendo satisfatórios na solução dos conflitos. “É função   da Ouvidoria, o registro, a intermediação entre os prestadores de serviço e o consumidor, a tramitação, o acompanhamento e a finalização da solicitação”, adianta a ouvidora Daniela Cambraia. Por meio do relatório, se objetiva fornecer uma visão panorâmica das solicitações registradas e do tratamento dispensado pela Ouvidoria, visando a solução de conflitos. São apresentadas informações quantitativas em forma de tabelas e gráficos, com um breve texto contendo os principais dados, de modo a tornar o documento um instrumento de leitura dinâmica e de fácil entendimento.

A Ouvidoria da Arce é um canal de comunicação direto entre o cidadão e a Agência Reguladora. É um órgão interlocutor com a sociedade, recebendo reclamações, denúncias, sugestões e elogios, estimulando a participação do cidadão no controle e avaliação da prestação dos serviços públicos. Energia Elétrica, Saneamento Básico, Transporte Intermunicipal de Passageiros e Gás Canalizado são as áreas em que a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará desenvolve suas atividades, sempre buscando condições de regularidade, continuidade, segurança, universalidade e modicidade tarifária.

06.08.2015

Estagiário: Thomas Araújo