Arce iniciará outubro promovendo seminário de regulação do sistema metroviário

30 de setembro de 2015 - 17:33

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, promoverá amanhã, dia primeiro de outubro, a partir das nove horas, o “Seminário de Avaliação dos Possíveis Modelos de Regulação do Sistema Metroviário do Estado do Ceará”. O evento, que acontecerá no auditório do Metrofor, situado na rua Senador Jaguaribe, 501, Moura Brasil, objetiva apresentar os andamentos das atividades elaboradas pela coordenadoria de transportes da agência cearense, em parceria com a empresa Concremat Engenharia. As atividades referem-se aos estudos sobre modelagem de atuação na regulação do serviço público de transporte metroferroviário intermunicipal de passageiros. Foram convidados para o evento, diferentes órgãos estaduais, cujos trabalhos se relacionam diretamente com o objeto de estudo. Estarão presentes, além de outros, a Secretaria de Infraestrutura – Seinfra, a Secretaria das Cidades – Scidades, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran, e a Procuradoria Geral do Estado – PGE. Da Arce, além do corpo técnico da coordenadoria de transportes, participarão o presidente do conselho diretor, Adriano Costa; a diretora-executiva, Tatiana Cirla; e o procurador-chefe, Ivo Carvalho.

Quando se fala em transporte intermunicipal de passageiros, a Arce atua somente no segmento rodoviário. O citado estudo vem sendo realizado há cinco meses e, conforme o coordenador de transportes do ente regulador, Filipe Rangel, com a entrada em operação comercial da Linha Sul do Metrofor, em junho de 2012, a agência identificou a necessidade de se preparar para uma futura ampliação da sua atuação, incluindo este novo modal. “Este estudo visa identificar não somente os diversos processos envolvidos na prestação do serviço de transporte metroferroviário, mas também como a regulação poderia ser realizada, considerando os diversos cenários de operação. O seminário é parte do estudo e prevê a apresentação dos frutos deste trabalho ao corpo técnico dos órgãos estaduais participantes”, complementa o coordenador.

Serviço:
Em 15 de junho 2012, o primeiro trecho da Linha Sul do Metrô de Fortaleza foi entregue à população, contando com 12 estações entre os municípios de Fortaleza, de Maracanaú e de Pacatuba, o que totalizava um percurso de 15 quilômetros. Em 28 de setembro, foram inauguradas mais três estações: Couto Fernandes, Porangabussu e Benfica, chegando a 20 quilômetros. Em 22 de outubro, foi entregue a Estação São Benedito, a primeira no Centro de Fortaleza, distante cerca de 1 km da Benfica. Em 18 de julho, a linha foi finalizada com a inauguração das duas estações que completam o percurso de 24 km: Chico da Silva e José de Alencar.

Veja, abaixo, onde é possível pegar o metrô na Linha Sul:

Estações em operação assistida

Chico da Silva: Início da Rua Padre Mororó, ao lado do Cemitério São João Batista.
José de Alencar (antiga Lagoinha): Avenida Tristão Gonçalves, esquina com Rua Liberato Barroso e Guilherme Rocha.
São Benedito: Avenida Tristão Gonçalves (próximo ao número 1700), esquina com Rua Clarindo de Queiroz
Benfica: Av. Carapinima nº 2087 – Benfica
Porangabussu: Rua Professor Costa Mendes s/n, entre a Av. José Bastos a Rua Machado de Assis – Porangabussu
Couto Fernandes: Av. José Bastos, nº 4601 – Rodolfo Teófilo