Arce reúne-se com Abar e representantes de 11 agências reguladoras

9 de novembro de 2015 - 14:25

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, participa amanhã, dia dez, às 14h, de Reunião com representantes das agências que integram a Associação Brasileira de Agências de Regulação – Abar, da região Nordeste. O encontro, que acontecerá na sede da agência cearense, pretende abordar a perspectiva da Associação, seu plano de atividades, sua proposta orçamentária e a recomposição da diretoria do órgão para 2016, além de promover o alinhamento de informações entre a Abar e suas agências conveniadas, especialmente no tocante a troca de experiencias exitosas.

Foram convidadas, ao todo, sete agências estaduais e quatro municipais: Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia – Agersa,  Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicações da Bahia – Agerba, Agência de Regulação do Estado da Paraíba – Arpb, Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Pernambuco – Arpe, Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas – Arsal, Agência Reguladora de Serviços Públicos do Rio Grande do Norte – Arsep, Agência Reguladora de Serviços Públicos do Maranhão – Arsema, Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município de Natal – Arsban, Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina – Arsete, Autarquia de Regulação, Fiscalização e controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental – Piacefor e Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador –  Arsal.

O presidente do conselho diretor da Arce, Adriano Costa, que também estará presente no encontro, afirma que a reunião é um excelente momento para divulgação do trabalho da Arce junto às demais Agências do Nordeste e, especialmente, uma oportunidade para um intercâmbio de informações. “Trata-se de uma troca de ideias e experiências no que concerne a regulação de áreas críticas como saneamento e energia, em virtude da maior crise hídrica que assola não só grande parte dos Estados do Nordeste, mas do Brasil”, complementa Adriano Costa.

Serviço:

A Abar – Associação Brasileira de Agências de Regulação foi fundada em 8 (oito) de abril de 1999. É uma entidade de direito privado, criada sob a forma de associação civil, sem fins lucrativos e de natureza não partidária. Seu objetivo é promover a mútua colaboração entre as associadas e os poderes públicos, na busca do aprimoramento da regulação e da capacidade técnica, contribuindo para o avanço e consolidação da atividade regulatória em todo Brasil. Ao longo dos anos, a Associação tem investido na realização de congressos e encontros em níveis nacionais e internacionais, na promoção de estudos referentes à atividade regulatória e na realização de projetos de capacitação do corpo técnico das agências reguladoras.

A Abar, hoje agrega 52 agências associadas (17 Municipais, 28 Estaduais, 07 federais) e possui parcerias cada vez mais empenhadas em contribuir para a solidez e avanço da regulação no País, e que fazem com que a atividade regulatória se torne, dia após dia, uma atividade conhecida, respeitada e consolidada no Brasil.

Fonte:  Abar – Associação Brasileira de Agências de Regulação

Jornalista: Angélica Martins