Arce participa da 5ª edição da Reunião do Grupo de Trabalho sobre energia elétrica

11 de março de 2016 - 17:29

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, participa, na segunda-feira próxima, dia 14, da 5ª reunião do Grupo de Trabalho do Ceará (GT-CE), que terá enfoque no atendimento de energia elétrica no Estado. O encontro, que é promovido pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, acontecerá às 09h, no primeiro andar do edifício da Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará – Seinfra, que é integrado ao Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, localizado na Av. General Afonso de Albuquerque Lima, s/n, no bairro Cambeba. O objetivo é discutir um “Plano de Ação e providências” com a finalidade alcançar as metas sobre distribuição de energia elétrica que serão apresentadas. O evento contará com apresentações da Empresa de Pesquisa Elétrica – EPE, e de distribuidoras de energia, tais como a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf, e a Companhia Energética do Ceará – Coelce. Da Arce, participará o conselheiro, Fernando Franco.

A abertura da reunião será realizada pelo secretário adjunto de Infraestrutura, Energia, Mineração e Telecomunicações do Estado do Ceará, Renato Walter Rolim Ribeiro. Logo após, o ONS realiza a primeira apresentação do evento sobre condições do atendimento à Região Metropolitana de Fortaleza, diante do atraso na implantação da Subestação Elétrica (SE) Maracanaú II e do Seccionamento na SE Aquiraz II, mais especificamente dos circuitos Banabuiú – Fortaleza, com detalhamento de ações para o Operador Nacional, Chesf, Coelce e a Transmissora Delmiro Gouveia – TDG.

Seguindo com as atividades, a Chesf, TDG e Coelce, complementam as discussões versando “ações para atendimento das recomendações constantes na Nota Técnica ONS/RE 2.1-005/2016-Rev1”. Os resultados iniciais do Planejamento de Longo Prazo para atendimento à Região Metropolitana de Fortaleza e Litoral Oeste do Ceará, considerando os atrasos das obras da Transmissora Cearense de Energia (Braxenergy), serão mostrados durante apresentação da EPE. Enfim, por último, haverá a definição de um “Plano de Ação e providências”, a ser seguido pelas empresas, e outros assuntos gerais.

Para o conselheiro da Arce, Fernando Franco, “ao integrar a equipe do evento, a Arce reforça o compromisso feito há 18 anos, durante a fundação da Agência Cearense, em incentivar e participar ativamente das discussões que pautam a eficiência dos serviços públicos”. O Ente Regulador foi criado no dia 30 de dezembro de 1997, para exercer a função de regulador e fiscalizador dos serviços públicos e com a finalidade última de atender o interesse público. Hoje, a Arce atua na regulação dos serviços da Companhia Energética do Ceará – Coelce, Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece, Companhia de Gás do Ceará – Cegás, e do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros.

Serviço:
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O Operador Nacional é constituído por membros associados e membros participantes, constituídos por empresas de geração, transmissão, distribuição e consumidores livres de grande porte. Também participam importadores e exportadores de energia, além do Ministério de Minas e Energia (MME).

Fonte: Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS

11.03.2016