Arce programa fiscalizações em usinas eólicas do Ceará

23 de março de 2016 - 14:41

A Coordenadoria de Energia da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, já definiu o calendário de fiscalização das usinas eólicas para este ano de 2016. Na oportunidade, serão vistoriados 30 empreendimentos localizados em oito municípios cearenses. Desse total, 13 estão em plena operação, enquanto outros 17 ainda se encontram em obras. As inspeções terão início neste mês de março e prosseguirão até o final de outubro. Vale ressaltar que no Ceará existem 46 usinas eólicas em operação, 27 em construção e 31 cujas obras já estão autorizadas e em breve serão iniciadas. À frente dos trabalhos estarão os analistas de regulação Dickson Araújo e Deleon Parente. Segundo eles, esse tipo de trabalho deve ser contínuo, pois sem esses cuidados não se pode garantir a oferta de energia por essas ou qualquer outra usina. No final das atividades, os fiscais relatarão as condições de cada empreendimento.

Durante as visitas, os técnicos da Arce avaliam, detalhadamente, as condições em que se encontram as eólicas no tocante à conservação, operação e segurança; licença ambiental de operação; diagrama unifilar (gráficos que representam uma instalação elétrica ou parte dela) e ficha técnica; histórico da geração; sistemas de proteção contra incêndio; limpeza, organização e sinalização de segurança. Também serão analisados os níveis de conservação das estruturas e dos equipamentos. Quanto às que se encontram em construção, os principais pontos levados em consideração dizem respeito ao meio ambiente – se as obras estão em conformidade com a legislação vigente – e aos prazos para conclusão das mesmas., não se esquecendo da adequação aos atos de outorga e aos projetos básicos aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. “Aí inclui-se os sistemas de interesse restrito (linha de transmissão e subestação); o andamento das obras civis e a montagem dos equipamentos eletromecânicos”, lembra Deleon.

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará realiza essas fiscalizações sempre focando os aspectos legais e se verificando as obras estão em conformidade com o cronograma aprovado junto à Agência Nacional, para que a energia e a obra sejam entregues no prazo estipulado. A partir das análises de dados e estratégias apresentados, a Agência dá seu parecer, constatando se estão ou não dentro do exigido. Segundo o analista Dickson Araújo “as normas e os atos autorizativos, os relatórios ou laudos que atestam as condições de operação, manutenção e de segurança das usinas eólicas são cuidadosamente observados”. Outros itens importantes que também passam pelo crivo dos analistas são os manuais de operação e de manutenção; a geração de energia elétrica instantânea; quantitativo e formação da equipe de profissionais; existência de registro de ocorrência e boletim diário de operação; conservação, limpeza e sistema de medição para faturamento.

Assessoria de Imprensa – ARCE

Angélica Martins

Estagiário: Thomas Araújo

Email: angelica.martins@arce.ce.gov.br

Fone: (85)3101-1020 Fax: (85)3101-1030