Sistema Integrado de Saneamento Rural motiva reunião entre Arce e Cagece

4 de abril de 2016 - 19:42

Gestores da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, dia 4, com equipe da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece, e representantes de diferentes unidades do Sistema Integrado de Saneamento Rural – Sisar, para tratar de assuntos referentes ao citado sistema. O encontro aconteceu na sala da presidência da Arce e um dos pontos levantados versou sobre aumentos nos custos de manutenção e operação dos sistemas, principalmente os relacionados à Energia Elétrica. Da reunião, participaram os conselheiros Adriano Costa e Jardson Cruz; o coordenador de Saneamento Básico, Geraldo Basílio; os integrantes da Diretoria Executiva, Tatiana Cirla e Felipe Campos; o coordenador de Energia Elétrica, Eugênio Bittencourt, além do analista Dickson Araujo, da mesma coordenadoria.

A principal preocupação é relativa aos custos de energia elétrica devido ao enquadramento da categoria de consumo para efeito de faturamento que, no entender dos integrantes do Sisar, não está de acordo”, relata Geraldo Basílio. Os representantes das oito unidades do Sisar no Estado, junto aos responsáveis da Cagece pelo setor, compareceram à reunião para expôr a situação e pensar estratégias para manter a viabilidade dos Sisars. Ao final da reunião, eles se comprometeram em protocolar na Arce a solicitação para verificar as questões apresentadas. A maioria dos sistemas de água rurais executados pela Cagece, por meio do programa São José, é administrada pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar).

O Sisar começou a ser implantado no Ceará em 1996, na Bacia do Acaraú e Coreaú. Atualmente, existem oito unidades do Sisar no Ceará (uma em cada bacia hidrográfica do Estado), totalizando 1.124 localidades atendidas e aproximadamente 435 mil pessoas beneficiadas com sistema de abastecimento de água gerenciadas pelos próprios moradores. O Programa beneficia pequenas comunidades e visa garantir, a longo prazo, o desenvolvimento e manutenção dos sistemas implantados pela Companhia de forma autossustentável. Cada um desses sistemas constitui uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, formada pelas associações comunitárias representando as populações atendidas, com a participação e orientação da Cagece.

Estagiário: Thomas Araújo

Fone: (85)3101-1020 Fax: (85)3101-1030