Arce participa de campanha “Mais Saneamento e Menos Mosquito”

6 de abril de 2016 - 19:25

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, participa, essa semana, das primeiras ações da campanha “Casa Comum, Mais Saneamento e Menos Mosquito: Nossa Responsabilidade”. O evento tem como objetivo sensibilizar a comunidade para a importância do saneamento básico no combate às doenças. Neste primeiro momento, programou-se quatro encontros comunitários em quatro cidades do Cariri. Na terça dia 5, as visitas aconteceram em Barbalha e Milagres, e hoje, quarta feira, foi a vez dos municípios de Crato e Juazeiro do Norte. As ações são resultados de uma parceria entre a Secretaria das Cidades – Scidades, o Ministério Público do Ceará – MPCE, juntamente a Comissão de Justiça e Paz da Diocese de Crato, e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE (Campus Juazeiro do Norte). Da Arce, participa o analista de regulação, Marcelo Almeida.

Em harmonia com o tema do evento, os encontros foram abertos com a apresentação do tema da campanha da fraternidade de 2016, apresentada por padres da região e acompanhados por palestra da promotora de justiça Jacqueline Faustino, sobre “Mais Saneamento e Menos Mosquito: direitos e obrigações no convívio social”. Os encontros, contaram ainda, com debate da professora do IFCE, Yannice Santos, cujo tema foi “Ausência de saneamento: consequências ao meio ambiente e repercussões na saúde do indivíduo”. Complementando as discussões, Marcella Facó, da Secretaria das Cidades, ministrou palestra sobre “Rede de saneamento: panorama atual no município e orientações para otimizá-la”. Ao final, os ouvintes poderam apresentar perguntas e ideias relativas à iniciativa.

A Arce se empenha em garantir o acesso ao saneamento básico para as áreas carentes. Além de sua participação nesta campanha, a Arce por meio de sua Coordenadoria de Saneamento Básico, iniciou em 2014 as atividades de acompanhamento e verificação do cumprimento de 28 Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) nos municípios em que a Cagece é responsável pela prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Este trabalho gerou relatório conclusivo, cuja constatação principal foi que a gestão do saneamento básico é o grande desafio que se impõe aos municípios, tendo o PMSB como seu instrumento orientador. As dificuldades de gestão são agravadas pela comprovação de várias carências municipais, entre elas, a falta de interlocução entre municípios e prestadores de serviços, e de equipes técnicas nos municípios para administração dos citados Planos.

Estagiário: Thomas Araújo

Fone: (85)3101-1020 Fax: (85)3101-1030