Arce de olho na distribuição de energia da Coelce

12 de agosto de 2016 - 17:37

Com o objetivo de promover melhorias no desempenho do fornecimento de energia, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, analisará os serviços da Companhia Energética do Ceará – Coelce. Conforme ofício que está sendo encaminhado hoje, dia 12, à concessionária, a ação visa identificar possíveis “problemas e indícios de falhas, com posterior oportunidade oferecida para ajuste dos procedimentos, considerando a nova metodologia de atuação da Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade (SFE)”, da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. Portanto, a partir da data de recebimento do citado ofício, a prestadora terá 30 dias para encaminhar os dados solicitados pela Arce, em mídia eletrônica (CD ou DVD).

À frente dos trabalhos estarão os analistas de regulação da Arce, Hugo Oliveira e Márcio Melo, que levantarão os dados da distribuidora, entre os quais lista-se o código da distribuidora, níveis, tipos, canais, data e horário das solicitações, além do conceito e atual situação dos atendimentos. Os dados referentes à medição da Duração Equivalente por Consumidor – DEC, e da Frequência Equivalente por Consumidor – FEC, que medem, respectivamente, o tempo médio, em horas, e a quantidade média de vezes em que cada consumidor sofreu interrupção no fornecimento de energia ao longo de um ano, também passarão pelo crivo dos analistas. Conforme o analista Márcio Melo, de posse dos dados enviados pela Coelce, a Arce emitirá um relatório final dentro de, aproximadamente, cinco meses. O parecer indicará os pontos a serem corrigidos pela concessionária.

Conerge

Ainda este mês, mais precisamente no próximo dia 26, o coordenador de energia da Arce, Eugênio Bittencourt, participará de audiência pública promovida pelo Conselho de Consumidores da Coelce – Conerge, com o objetivo de ouvir a sociedade e colher subsídios, sugestões, críticas ou propostas sobre o atendimento ao cliente, as tarifas aplicadas e a adequação dos serviços prestados. O evento, que acontecerá das 08h30min ao meio dia, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Médias Empresas – Sebrae, na Avenida Monsenhor Tabosa, 777, terá, entre outras participações, a apresentação de 20 minutos do coordenador de energia da Agência Cearense que falará sobre “O Papel da Arce na Regulação do setor de Energia Elétrica do Ceará”. “Será uma oportunidade para ajustes e troca de ideias”, diz Bittencourt.

 

12.08.2016

Assessoria de Imprensa – ARCE

Angélica Martins

Colaboração: Rodrigo Duarte

Email: angelica.martins@arce.ce.gov.br

Fone: (85)3101-1020

Fax: (85)3101-1030