Arce atenta ao plano de obras da Enel

17 de março de 2017 - 16:12

Na manhã de hoje, o presidente do conselho diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), Hélio Winston Leitão, esteve reunido com representantes da Enel Distribuição Ceará (antiga Coelce). O objetivo do encontro foi apresentar o “acompanhamento do plano de novas ligações, com necessidade de obras”. Da Enel, participaram a responsável por engenharia e obras, Maria do Socorro Pontes; a diretora de mercado, Márcia Sandra; o técnico de regulação, Tarcisio Costa; e o diretor de regulação da Enel Brasil, José Carlos. Pela Arce, além do presidente, marcaram presença a diretora executiva, Tatiana Cirla Sampaio, e os analistas de regulação Deleon Ponte e Hugo Manoel.

Conforme Maria do Socorro Pontes, de 2015 para 2016, a Enel acelerou em 70% o número de obras concluídas. “Ao mesmo tempo em que aceleramos as conclusões, a demanda de novas obras também aumenta. Isso acaba se transformando em um importante desafio”, complementa a responsável por engenharia e obras da Enel. A Arce, por sua vez, vem acompanhando de perto essa questão e fazendo cobranças dentro de suas competências. Em setembro de 2016, o ente regulador iniciou o acompanhamento do plano de ação da Enel, referente à regularização do atendimento aos pedidos de novas ligações com necessidade de obras, sempre buscando, por meio de dados e números, adequar o plano da concessionária às demandas, que não são poucas. Esta ação específica está sob a responsabilidade do analista Hugo Manoel e do coordenador do setor de energia, Eugênio Bittencourt.

De acordo com dados levantados junto à concessionária, até agosto de 2016, o número de pedidos chegou à marca dos 12.553, sendo que, destes, 9.269 já estão programados para atendimento. O restante está em fase de elaboração de projetos ou suspensos por motivo do próprio interessado. A previsão de conclusão das abras atuais é até o final do primeiro semestre de 2017, quando, assim, como nas ações anteriores, será emitido um relatório de acompanhamento que deverá apontar possíveis incongruências ou não conformidades, se for o caso.

17.03.2017
Colaboração: Rodrigo Duarte