Sistema de Abastecimento de Sobral será regulado pela Arce

7 de abril de 2017 - 16:09

Analistas de regulação da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, estarão na próxima segunda feira, dia 10, na cidade de Sobral. O objetivo da visita é estudar os meios sobre como a Agência poderá regular o sistema de abastecimento da “Princesa do Norte”. Os serviços de saneamento básico envolvem quatro vertentes: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem com manejo de águas pluviais urbanas. Segundo Hélio Leitão, presidente do conselho diretor da Arce, “a intenção do prefeito de Sobral, Ivo Gomes, é delegar a regulação do sistema à Agencia Cearense, o mais breve possível”.

Para implementar o que determina a lei que define o conjunto de serviços, infraestrutura e instalações operacionais relativas ao Saneamento, Sobral vem se preparando e se articulando com técnicos da Arce há algum tempo. Após alguns encontros, constatou-se que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (Saae) necessita desse processo. De acordo com técnicos da Arce, a iniciativa do SAAE de Sobral poderá trazer “ótimos frutos”. A partir da assinatura do documento, que prevê a participação da Arce na regulação em Sobral, será traçado um perfil e avaliadas a situação do saneamento básico da Região e suas adequações.

A visita técnica se estenderá por dois dias – segunda e terça feira. O primeiro dia será de reunião com gestores municipais. Já o segundo dia está reservado para visitas técnicas às estações de tratamento do distrito de São José do Torto, do Conjunto Nova Caiçara e do Sumaré. Para Sobral se deslocarão os analistas Cássio Tersandro, representando a Ouvidoria, Geraldo Basílio, do setor de Saneamento Básico, e Mário Monteiro, da coordenadoria Econômico-Tarifária. O encontro de apresentação e análise preliminar se dará no auditório da Casa de Cultura.

Email: angelica.martins@arce.ce.gov.br

Fone: (85)3101-1020 Fax: (85)3101-1030