Arce compõe Conselho Nacional de Secretários de Transportes

23 de março de 2020 - 21:37 # # # # # # # # # # # # # #

Na noite desta segunda-feira, 23, gestores das secretarias de transportes dos Estados e do Distrito Federal participaram de reunião, feita por videoconferência, do Conselho Nacional de Secretários de Transportes – Consetrans. Referido órgão, de caráter consultivo, foi criado pelo presidente da República, por meio de Decreto, com o objetivo de representar o interesse comum e promover a articulação dos órgãos e entidades dos setores de transportes. O encontro de hoje foi o primeiro do citado conselho, composto pelo Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, que preside o Consetrans, e pelos secretários nacionais de transportes terrestres, aeroviário, e de portos e aquaviário, além dos titulares ou representantes de cada uma das 27 secretarias de transportes, ou equivalentes, dos Estados e Distrito Federal. Nesse contexto, o Estado do Ceará é representado pelo Secretário da Infraestrutura, Lúcio Gomes, e pelo presidente da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), Hélio Winston Leitão. Ambos estiveram presentes na reunião.

No encontro, os gestores discutiram estratégias relacionadas ao contingenciamento do coronavírus e deliberaram sobre pontos acerca das restrições aos serviços de transporte intermunicipal. Conforme o presidente da Agência Cearense, a finalidade maior do encontro foi o aprimoramento do planejamento e da avaliação das políticas públicas setoriais, a partir de uma visão sistêmica. “A Arce, na posição de gestora do serviço de transporte rodoviário intermunicipal do Estado do Ceará, não poderia ficar de fora dos trabalhos. Estamos empenhados em fazer com que o cidadão cearense passe por essa fase delicada, com o mínimo de prejuízos possíveis, seguindo a orientação do Governador Camilo Santana, que é, justamente, criar ações voltadas à proteção da população, especialmente em salvar vidas”, complementou Winston. Ao fim das discussões, um novo encontro foi marcado para acontecer no próximo dia 26, às 17h.

23.03.2020

E-mail: imprensa@arce.ce.gov.br