“Gestão de Riscos” é tema de capacitação para servidores e colaboradores da Arce

23 de março de 2021 - 16:04 # # # # # # # # # #

A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) realizou na tarde de hoje, 23, capacitação interna para servidores e colaboradores. O curso, que também acontecerá amanhã, das 14 às 16h, integra o plano de capacitações da gerência administrativo-financeira para 2021 e traz como tema a “Gestão de Riscos na Administração Pública”, que será ministrado pelo auditor federal de finanças e controle da Controladoria-Geral da União (CGU), e ex-servidor da Arce, George Colares. Cabe salientar que a capacitação acontece no formato EAD (Educação a Distância), pela plataforma Microsoft Teams.

A abertura do curso ficou a cargo do conselheiro e presidente da câmara temática de gestão e controle interno, João Gabriel Rocha. Na sequência, Colares deu início à capacitação, abordando pontos que versaram desde as “Etapas da gestão de riscos na Administração”, passando por “Conceitos Básicos”, até a “Identificação”, “Avaliação” e “Tratamento”. De acordo com o conselheiro João Gabriel, a realização de capacitações internas é extremamente necessária, principalmente quando o assunto é Gestão de Riscos, que é um dos pilares do Programa de Integridade do Estado do Ceará. “A partir da edição da Lei Estadual nº 16.717, que instituiu o Programa de Integridade do Poder Executivo Estadual, a Arce passou a promover ações voltadas à implementação de seu Controle Interno. Também observamos a necessidade de amadurecermos a Gestão de Riscos da Agência”, salientou o conselheiro. Ainda para João Gabriel, o primeiro dia de capacitação foi muito rico em conteúdo. “É uma honra termos um ex-servidor da casa ministrando esse curso e compartilhando suas experiências exitosas conosco. Avaliar, administrar e mitigar riscos são conhecimentos imprescindíveis ao planejamento estratégico da Arce. A expectativa é que nossa gerência administrativa organize outros cursos com pautas semelhantes para fortalecer, ainda mais, a regulação e o conhecimento de nossos servidores e colaboradores”, complementa Rocha.

Currículo

George Colares é graduado em Engenharia de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Possui mestrado em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) da Controladoria-Geral da União (CGU), atuando como Chefe do Núcleo de Ações de Controle 2 (NAC-2). É responsável pelas áreas de saúde, turismo, esporte, cultura, entre outras, executando fiscalizações e auditorias voltadas para a verificação da regularidade na aplicação de recursos públicos federais, abordando, entre outros aspectos, a atuação de gestores/fiscais de contratos administrativos quanto à execução das obrigações e aplicação de penalidades.

23.03.2021