Desenvolvimento Sustentável será tema do 28º Fórum Regulação e Cidadania

25 de novembro de 2022 - 12:04 # # # # # # # #

A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) realizará, na próxima segunda-feira, dia 12, mais uma edição do Fórum Regulação e Cidadania – a 28ª desde sua criação. Tendo como tema “A implementação da Agenda 2030 e os objetivos do desenvolvimento sustentável no Estado do Ceará e sua inserção na Arce”, o evento busca discutir o contexto de sustentabilidade definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e os valores que os propósitos definidos para alcançá-la agregam às instituições e à sociedade.

Nesse contexto, o Fórum acontecerá das 09h às 12h, no auditório da Arce, e terá como palestrante convidado o Mestre em Negócios Internacionais e técnico do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Aprígio Botelho. O conferencista participou da elaboração de estudos envolvendo a temática para aplicação no Estado. O evento será transmitido, em tempo real, pelo perfil do Ente Regulador no Instagram (@arce_ceara) e disponibilizado, posteriormente, no canal oficial do YouTube (ArceInstitucional).

As inscrições para o evento são gratuitas e os interessados podem se inscrever acessando o link https://sistemas.arce.ce.gov.br/forumregulacao/#/. A abertura oficial ficará a cargo do presidente da Arce, Hélio Winston Leitão. Na sequência, Botelho fará apresentação sobre a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em seguida, haverá um breve intervalo e, logo após, o conferencista retomará os trabalhos abordando a temática sob a perspectiva do Estado do Ceará e da Agência Cearense. Ao fim da apresentação, o público terá um momento reservado para esclarecimento de dúvidas e informações adicionais.

Desenvolvimento Sustentável

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram definidos, em 2015, pela Organização das Nações Unidas (ONU). Partindo de quatro principais dimensões: social, ambiental, econômica e institucional, os ODS defendem a necessidade de direcionar o mundo a um caminho sustentável por meio de medidas transformadoras. Com isso em mente, foram definidos 17 objetivos e 169 metas globais interconectadas, a serem atingidas até 2030. Por essa razão, os ODS e suas metas foram definidas como “Agenda 2030”.

Objetivos:

1. Erradicar a pobreza;
2. Acabar com a fome;
3. Vida saudável;
4. Educação de qualidade;
5. Igualdade de gênero;
6. Água e saneamento;
7. Energias renováveis;
8. Trabalho digno e crescimento econômico;
9. Inovação e infraestruturas;
10. Reduzir as desigualdades;
11. Cidades e comunidades sustentáveis;
12. Produção e consumo sustentáveis;
13. Combater as alterações climáticas;
14. Oceanos, mares e recursos marinhos;
15. Ecossistemas terrestres e biodiversidade;
16. Paz e justiça;
17. Parcerias para o desenvolvimento.

Sobre o Fórum

O Fórum Regulação e Cidadania tem caráter permanente e foi criado em março de 2012 com o propósito de reunir órgãos públicos, grupos formadores de opinião e representantes de entidades classistas, além de lideranças comunitárias, para que possam entender e conhecer melhor as atividades pertinentes a um ente regulador, dentro do novo modelo de agir do Estado, tornando-se, direta ou indiretamente, difusores das práticas regulatórias. Nesse contexto, o evento também tem a finalidade de incrementar as atividades de relacionamento com a sociedade, no tocante aos aspectos informativo e educativo das quatro áreas atendidas pela Arce: energia elétrica, saneamento básico, transporte rodoviário intermunicipal e gás natural canalizado.

Serviço:

Sede da Arce: Avenida General Afonso Albuquerque Lima, S/N – Cambeba. Em frente à Escola de Gestão Pública.

25.11.2022
Telefones: (85) 3194.5674