13ª Sessão do Conselho Diretor discute PAM, Câmaras Temáticas e Projeto Conexão Arce

6 de julho de 2024 - 12:51 # # # # # # #

A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) realizou, nessa sexta-feira, a 13ª sessão ordinária do Conselho Diretor, em 2024. O Colegiado julgou 36 processos referentes às áreas de transporte rodoviário intermunicipal, saneamento básico e administrativa. Sempre prezando pela transparência, as sessões ordinárias do colegiado são transmitidas ao vivo. As atas com pareceres, análises e conclusões também são publicadas no site, a fim de que os interessados possam tomar conhecimento.

Logo após a sessão, importantes deliberações internas foram feitas pelos conselheiros, entre as quais cita-se a proposta de resolução relativa às câmaras temáticas da Agência Cearense. Com foco na melhoria da gestão interna, o documento propõe a criação de uma ferramenta administrativa organizacional que prevê a criação das câmaras temáticas com o objetivo de fomentar os seguintes temas: saneamento básico; transporte rodoviário intermunicipal; energia; regulação econômica e novos mercados; gestão e inovação; e governança e sociedade. A minuta de resolução, elaborada e apresentada pela assessora Danielle Pinto, será aprovada, em breve, pelo Conselho, e estabelece, ainda, orientações gerais para o funcionamento de cada câmara, fundamentando-se no Decreto Estadual nº 25.059/1998.

Na sequência, Danielle também apresentou o Plano de Atividades e Metas (PAM) da Arce para 2024, o qual contempla um total de 54 atividades e 29 projetos. O objetivo foi nivelar com o Colegiado o conteúdo do PAM para posterior deliberação. Durante a apresentação, a Assessora detalhou, inclusive, o calendário de reuniões de acompanhamento do Plano.

Conexão Arce – Um Projeto Inovador

Logo em seguida, o conselheiro Jardson Cruz encerrou os trabalhos, apresentando um novo projeto do Ente Regulador Cearense: o Conexão Arce. A iniciativa, que será coordenada pelo referido Conselheiro, visa fortalecer o relacionamento e a comunicação com o público externo, promovendo, ao mesmo tempo, a imagem institucional da Agência. De acordo com o Gestor, o foco é criar um canal direto e contínuo com os diferentes segmentos da sociedade que têm interesse na atuação da Autarquia. Através de visitas e palestras, pretende-se escutar, dialogar e apresentar o trabalho realizado pelo Ente Regulador Cearense. “Nesse primeiro momento, nosso objetivo é nos aproximarmos do público universitário, por meio de parceiras com instituições de ensino superior. A ideia é convidá-los para reuniões com as setoriais, nas quais serão apresentadas as atividades realizadas por nossos analistas e, ao fim, convidá-los a assistirem a sessão do Conselho Diretor, para reforçar a transparência nos processos e o papel social da Arce”, complementou Cruz.

No encontro, que foi transmitido, em tempo real, pelo YouTube (Canal: ArceInstitucional) e pelo Instagram (@arce_ceara), também foram julgados processos de caráter administrativo. A sessão foi conduzida pelo presidente do Conselho, João Gabriel Rocha. Também participaram a conselheira Kamile Castro e os conselheiros Jardson Cruz, Matheus Teodoro, Rafael de Paula e Rafael Sá, além da procuradora-chefe, Liliane Sonsol, assessores e técnicos.

Para assistir a sessão, na íntegra, clique AQUI.

06.07.2024
E-mail: imprensa@arce.ce.gov.br