Linguagem Simples motivará 32ª edição do Fórum Regulação e Cidadania

13 de setembro de 2024 - 15:48 # # # # # #

“Uso da Linguagem Simples no Serviço Público” é o tema que norteará a 32° edição do Fórum Regulação e Cidadania, uma iniciativa da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce). O evento, que será realizado no próximo dia 17 de setembro, a partir das 14h, na sede da própria Agência Cearense, tem o objetivo de explorar como a Linguagem Simples pode transformar a comunicação governamental, tornando-a mais clara, acessível e transparente para todos os cidadãos.

Nesse contexto, o Ente Regulador trará três palestrantes para aprofundar o tema. São eles: os integrantes do Laboratório Íris, Filipe Costa e Lígia Duarte, que apresentarão experiências sobre a aplicação prática da Linguagem Simples nas comunicações governamentais; e a analista da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Caroline Gabriel, que compartilhará exemplos de como essa metodologia pode impactar positivamente a interação com o cidadão. A abertura do evento ficará a cargo do presidente da Arce, João Gabriel Rocha, e da ouvidora-chefe, Daniela Cambraia.

 

Clique AQUI e faça sua inscrição!

Sobre o Fórum Regulação e Cidadania

O Fórum Regulação e Cidadania tem caráter permanente e foi criado em março de 2012 com o propósito de reunir órgãos públicos, grupos formadores de opinião e representantes de entidades classistas, além de lideranças comunitárias, para que possam entender e conhecer melhor as atividades pertinentes a um ente regulador, dentro do novo modelo de agir do Estado, tornando-se, direta ou indiretamente, difusores das práticas regulatórias. Outrossim, o evento também tem a finalidade de incrementar as atividades de relacionamento com a sociedade, no tocante aos aspectos informativo e educativo das quatro áreas atendidas pela Arce: energia elétrica, saneamento básico, transporte intermunicipal e gás natural canalizado.

Descubra um pouco mais sobre os palestrantes

Filipe Costa: é arquiteto, formado pela UFC e com MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Trabalhou em empreendimentos ligados à sustentabilidade e em 2016 entrou para a equipe da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará para atuar na gestão de projetos estratégicos e prioritários, além de parcerias público-privadas. Em 2020, passou tornou-se gestor de portfólio do Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo, onde participa da gestão de projetos com e sem o uso de tecnologia. Também é gerente voluntário na EDISCA (Escola de Desenvolvimento e Integração Social para Criança e Adolescente).

Lígia Duarte: é agente de Inovação em Linguagem Jornalista, graduada pelo Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7); especialista em UX/UI Design; Membro do Linguagem Simples Lab.

Caroline Gabriel: Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Advogada. Atualmente ocupa o cargo de Orientadora da Célula de Monitoramento das Demandas da Sociedade (CEDES) da Coordenadoria de Ouvidoria da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE-CE). Participou da formação de multiplicadora da técnica de linguagem simples no Estado pelo Laboratório Íris-CE.

 

13.09.2024
Assessoria de Comunicação
Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce)
Telefone: (85) 3194.5674
E-mail: imprensa@arce.ce.gov.br