Arce inicia processo de modernização das fiscalizações de saneamento
20 de fevereiro de 2025 - 20:35 #Abastecimento de Água #Agência Reguladora #Agência Reguladora do Ceará #Agência Reguladora do Estado do Ceará #Boa Governança #Esgotamento Sanitário #fiscalização #Saneamento Básico
O setor de saneamento básico da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) foi destaque na tarde desta quinta-feira (20), em reunião entre a Agência Cearense e a empresa de consultoria MBS. O objetivo do encontro, que foi conduzido pelo presidente João Gabriel Rocha, foi a abertura do processo de modernização e diagnóstico das atividades de fiscalização dos serviços de água e esgoto no Estado.
Referido processo foi aprovado e financiado pelo Banco Mundial, com foco em promover avanços no setor hídrico cearense. Nesse contexto, os consultores Luis Matos, Sidnei Agra, Ana Julia Lima e Rita Correa apresentaram o plano de trabalho, assim como a metodologia, e escutaram as expectativas da equipe, que também esteve presente. Além disso, os técnicos da MBS apresentaram os produtos que serão entregues e seus respectivos prazos, entre eles o redesenho de processos de controle, fiscalização e certificação das informações.
Os trabalhos realizados pela Consultoria envolvem a modelagem das atividades, o diagnóstico, o redesenho, a identificação de melhorias e, posteriormente, a capacitação de toda a equipe. De acordo com os consultores, o trabalho envolve não apenas a área de saneamento, mas também setores adjacentes, como a Assessoria de Gabinete e a área de Tecnologia da Informação, uma vez que uma das propostas é de criar um sistema de automação de dados.
Sobre o assunto, o presidente do Ente Regulador enfatizou estar com grandes expectativas nos resultados dos trabalhos. “Esse projeto é uma prioridade para a Agência. Precisamos evoluir e se modernizar, principalmente na qualidade das informações. No contexto do novo marco legal, e das responsabilidades inerentes à universalização, também devemos aperfeiçoar nossos procedimentos, para realizar um melhor acompanhamento dos serviços prestados”, complementou Rocha.
Ainda de acordo com o Presidente da Arce, incluir o setor de tecnologia nesse processo é essencial e proporcionará um ganho de escala para a Agência, sobretudo no mapeamento das informações, por meio da automação de dados. “A Presidência e o Conselho Diretor estão à disposição para ajudar no que for necessário à implementação dessas melhorias”, destacou.
20.02.2025
Assessoria de Comunicação
Agência Reguladora do Estado do Ceará
Telefone: (85) 3194.5674
E-mail: imprensa@arce.ce.gov.br