Ceará adere ao Sistema de Informação sobre Água e Saneamento e Arce participa do grupo

9 de maio de 2016 - 18:35


Integrantes da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, estarão na próxima quarta-feira, dia onze, às 10h, na sede da Secretaria das Cidades – Scidades, participando da reunião de apresentação do Sistema de Información sobre Agua y Saneamiento Rural – Siasar, do qual o Ceará agora faz parte, sendo pioneiro no Brasil. O Siasar é uma iniciativa dos governos de Honduras, Nicarágua e Panamá, tendo como objetivo estratégico contar com uma ferramenta de informação básica e atualizada sobre as ações de saneamento rural. Representando a Agência, estarão o presidente do conselho diretor, Adriano Costa, o coordenador de saneamento, Geraldo Basílio, e o analista de regulação Alexandre Caetano.

Conforme o Secretário Adjunto da SCidades, Francisco Quintino Vieira Neto, a experiência e a “relevante atuação da Arce no Estado” justificam a necessidade de participação do ente regulador na reunião. Conforme a analista de desenvolvimento urbano da Scidades, Danielle Araújo, a reunião é uma preparação para os órgãos estaduais parceiros da iniciativa entenderem como serão suas respectivas contribuições. “Esse primeiro momento se faz muito necessário para as próximas reuniões que estão agendadas para os dias 23 e 27, ainda deste mês, as quais contarão com representantes dos Países integrantes do Siasar e membros do Banco Mundial”, adianta Danielle.

Esse sistema de informação – o Siasar – cumpre uma série de premissas operacionais, dentre as quais cita-se: apoio ao planejamento, coordenação e avaliação das ações dos diferentes atores do setor, monitoramento da cobertura e também da qualidade, além da sustentabilidade dos serviços de saneamento rural. Outros pontos operacionais mencionados são o registro do desempenho dos prestadores de serviços – incluindo suas limitações na logística, permitindo a transferência de dados estatísticos – e o cruzamento com informações de outros dados setoriais, como por exemplo, dados de saúde, meio ambiente, desenvolvimento comunitário e/ou social. Além de Honduras, Nicarágua e Panamá, também integram o Sistema de Información sobre Agua y Saneamiento Rural a República Dominicana, Costa Rica, Oaxaca (México) e Peru.

Para esse primeiro encontro, além da Arce, estarão presentes a Associação dos Municípios do Estado do Ceará – Aprece; Secretaria de Recursos Hídricos – SRH; Superintendência de Obras Hidráulicas – SOH, Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh; secretarias da Saúde e da Educação; Comapnhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece, e a Secretaria de Desenvolvimento Agrágrio – SDA.

 

Serviço:

Costa Rica

República da Costa Rica (em castelhano: República de Costa Rica), é um país da América Central, com 4,8 milhões de habitantes, limitado a norte pela Nicarágua, a leste pelo mar do Caribe, a sudeste pelo Panamá e a oeste pelo oceano Pacífico. A capital é San José, cidade essa que projeta o país no cenário internacional emprestando seu nome e tendo sido sede da elaboração do Pacto de San José da Costa Rica, mais conhecido como a Convenção Americana de Direitos Humanos de 1969.

Honduras

República de Honduras é um país da América Central, limitado a norte pelo Golfo das Honduras e a leste pelo Mar das Caraíbas (por onde possui fronteira marítima com o território colombiano de San Andrés e Providencia), a sul pela Nicarágua, pelo Golfo de Fonseca e por El Salvador e a oeste pela Guatemala. Sua capital é Tegucigalpa.

México – Oaxaca

Oaxaca é um dos 31 estados do México, localizado na parte meridional do país, ao oeste do Istmo de Tehuantepec. Oaxaca faz divisa com os estados de Guerrero ao oeste, Puebla ao noroeste, Veracruz ao norte, e Chiapas ao leste. Ao sul Oaxaca encontra-se o Oceano Pacífico. Sua área consiste de 95.364 km²; sendo o quinto maior dentre os estados mexicanos. Em 2003 sua população foi estimada em 3.597.700 habitantes.

Nicarágua

República da Nicarágua é um país da América Central, limitado ao norte pelo Golfo de Fonseca (através do qual faz fronteira com El Salvador), Honduras, a leste pelo Mar das Caraíbas, por meio do qual faz fronteira com o território colombiano de San Andrés e Providencia, a sul com a Costa Rica e a oeste com o Oceano Pacífico. Sua capital é Manágua.

Panamá

República do Panamá é o país mais meridional da América Central. Situado no istmo que liga as Américas do Norte e do Sul, o país faz fronteira com Costa Rica, a oeste; Colômbia, a sudeste; Caribe, ao norte, e com o Oceano Pacífico ao sul. A capital é a Cidade do Panamá.

Peru

República do Peru é um país sul-americano limitado ao norte pelo Equador e pela Colômbia, a leste pelo Brasil e pela Bolívia e ao sul pelo Chile. O seu litoral, a oeste, é banhado pelo oceano Pacífico.

República Dominicana

República Dominicana é uma nação na ilha de Hispaniola, parte do arquipélago das Grandes Antilhas na região do Caribe. A parte ocidental da ilha é ocupada pela nação do Haiti, fazendo da ilha uma das duas no Caribe, juntamente com Saint Martin, que é compartilhada por dois países. Tanto por área quanto por população, a República Dominicana é o segundo maior país do Caribe (depois de Cuba), com 48 445 quilômetros quadrados e uma população estimada em 10 milhões de pessoas de habitantes, um milhão dos quais vivem na capital, Santo Domingo.


Angélica Martins – Jornalista

Colaboração: Rodrigo Duarte
Email: angelica.martins@arce.ce.gov.br

Assessoria de Imprensa – Arce

Fone: (85)3101-1020 Fax: (85)3101-1030