Inaugurado Gasoduto e planta de produção de Gás Natural Renovável

16 de abril de 2018 - 19:05

O governador do Ceará, Camilo Santana, inaugurou na manhã de hoje, segunda-feira, um gasoduto, uma estação de transferência e uma planta de produção de Gás Natural Renovável (GNR), empreendimentos realizados por meio da parceria entre a Companhia de Gás do Ceará (Cegás), Prefeitura de Fortaleza e a empresa Gás Natural Renovável Fortaleza. O biogás é produzido no Aterro Sanitário Municipal Oeste de Caucaia (Asmoc) que diariamente recebe cerca de 3 mil toneladas de resíduos sólidos.

O Gasoduto construído pela Cegás tem 23 km de extensão e fará a distribuição de GNR proveniente do Asmoc para veículos, comércio e residências. A inicatiativa é a primeira do gênero, no Norte Nordeste. A GNR Fortaleza vai possibilitar a retirada do gás metano da superfície do Aterro e será a segunda maior do País, com capacidade para a produção inicial de 100.000 m³ de biometano, um combustível renovável compatível com as especificações do gás natural.

O presidente do conselho diretor da Agência Reguladora dos Estado do Ceará (Arce), Hélio Winston Leitão, participou da solenidade. Presentes, também, os conselheiros Jardson Cruz, Fernando Alfredo Franco e João Gabriel Rocha. A Arce tem particular interesse por este novo empreendimento, por regular os serviços da Cegás e também devido a Agência exercer atividades no setor de saneamento básico, em conformidade com a Lei n.º 11.445/2007 que define o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais relativos às quatro vertentes principais: abastecimento de água potável; esgotamento sanitário; manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.

16.04.2018
Telefone: (85) 3194.5675/ 5674