FÉRIAS: empresas de transporte ofertarão viagens extras

10 de julho de 2019 - 14:46

Durante a temporada de férias, mais precisamente até o dia 31 de julho, 200 mil passageiros, aproximadamente, deverão passar pelos terminais rodoviários. Conforme dados mensurados pela coordenadoria de transportes da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), esse número representa um aumento de 30% na quantidade de passageiros em relação ao período normal. A fim de atender à demanda, as empresas de transporte programaram reforço na disponibilidade de horários, principalmente nos finais de semana, com uma média de 30 viagens extras por dia, de acordo com a procura, o que poderá representar um incremento de 7,39% das viagens se comparado ao período normal.

No Estado do Ceará, durante as férias, os destinos mais procurados são Sobral, Itapipoca, Canindé, Juazeiro, Quixadá, Iguatu e Quixeramobim. Nesse contexto, para que o atendimento se torne mais ágil e sejam evitados possíveis contratempos, é importante que os interessados adquiriram os bilhetes de passagens com antecedência; cheguem ao Terminal Rodoviário uma hora antes do embarque; confiram a documentação necessária para o viagem, principalmente das crianças, se for o caso, e, também, verifiquem se todas as bagagens estão devidamente identificadas com nome, telefone e endereço. Segundo a administração do Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé, “é interessante que o passageiro dirija-se ao setor de embarque com 30 minutos de antecedência para evitar algum tipo de aflição”.

Desde janeiro de 2019, a Agência Reguladora do Estado do Ceará vem, gradativamente, assumindo atividades relacionadas ao sistema rodoviário intermunicipal de passageiros do Ceará. Após a criação da Lei Estadual Nº 16.710/2018, que dispõe sobre o modelo de gestão do poder executivo e altera a estrutura da administração estadual, a Arce passou atuar como gestora, podendo, no cumprimento dessa finalidade, regular, explorar, organizar, dirigir, coordenar, executar, fiscalizar, delegar e controlar a prestação de serviços relativos ao Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros e aos Terminais Rodoviários de Passageiros, além de promover as licitações para as concessões e permissões. A Arce tem poder, também de criar, permitir, modificar, disciplinar, regulamentar, fiscalizar e controlar linhas e itinerários.

Email: angelica.martins@arce.ce.gov.br

Colaboração: Rodrigo Duarte