Arce tem efetiva participação em XII Congresso Brasileiro de Regulação

10 de novembro de 2021 - 14:04 # # # # # # # #

A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) participa, até o próximo dia 12, em Foz do Iguaçu (PR), do XII Congresso Brasileiro de Regulação e 6ª ExpoABAR, uma realização da Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar), com apoio do Governo Federal e de agências reguladoras federais, estaduais e municipais. Trazendo como tema principal “O papel da regulação e o desenvolvimento sustentável do Brasil”, o evento, iniciado hoje, reúne especialistas de renome internacional e profissionais das principais agências reguladoras brasileiras. Nesse contexto, foram aprovados mais de 160 trabalhos técnicos, além de palestras e painéis com subtemas essenciais para a vida dos cidadãos, tais como: saneamento básico, mobilidade, inovação, transporte coletivo e os diferentes modais inclusos nas áreas de transporte e energia (gás, energia elétrica, petróleo e outras fontes). Pela Agência Cearense, participam os conselheiros Fernando Franco (também presidente da Abar) e Jardson Cruz, o coordenador de energia, Dickson Araújo, o coordenador econômico-tarifário, Mário Monteiro, a ouvidora Daniela Cambraia, e os analistas Alceu Galvão, Hugo Manoel e Rinaldo Cavalcante.

A Arce possui quatro trabalhos técnicos aprovados na programação do evento. Os dois primeiros versam sobre a “Regulação do saneamento básico nas microrregiões do Ceará” e a “Licitação para sistemas concorrenciais de transporte: tarifa e oferta por modo utilizando equilíbrio de nash”, ministrados na manhã desta quarta-feira pelos analistas Alceu Galvão e Rinaldo Cavalcante, respectivamente. Os outros dois abordam os temas “Regulação da prestação local no Estado do Ceará” e “Regulação da qualidade em serviços de transporte utilizando modelos estatísticos de escolha discreta”, que serão apresentados, no dia 12, também por Galvão (às 09h) e Cavalcante (às 09h15).

Ainda sobre o Congresso, cabe salientar que foram adotados os devidos protocolos sanitários de prevenção contra a Covid-19, que valem como regra para os mil participantes esperados para os três dias de evento. Os interessados em consultar a programação completa podem clicar AQUI.

Serviço:

O Congresso ABAR, considerado o mais importante evento de área no País, é realizado a cada dois anos com o objetivo aprofundar o debate sobre a regulação e contribuir para seu aperfeiçoamento. São abordados temas e serviços essenciais para a vida dos cidadãos, como saneamento básico, mobilidade, inovação, transporte coletivo, os diferentes modais de transporte e energia (gás, energia elétrica, petróleo e outras fontes), bem como assuntos jurídicos e governança. A cada edição do Congresso, intensifica-se o intercâmbio de experiências e conhecimento entre as agências reguladoras, seus servidores e outros profissionais da área.

XII Congresso Brasileiro de Regulação e 6ª Expo ABAR – “O papel da regulação e o desenvolvimento sustentável do Brasil”
Data: 10, 11 e 12 de novembro de 2021
Local: Rafain Palace Hotel & Convention Center, Foz do Iguaçu (PR)

 

10.11.2021

Assessoria de Comunicação

Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce)

Telefone: (85) 3194.5674