Arce realiza oficina de mapeamento de riscos em seus processos

13 de dezembro de 2021 - 17:05 # # # # # # # # # # #

Até a próxima quarta-feira, dia 15, durante o período da tarde, a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) realiza capacitação interna para servidores e colaboradores. Trata-se da Oficina de Mapeamento de Riscos. O treinamento, conduzido pelo auditor federal de finanças e controle da Controladoria-Geral da União (CGU), e ex-servidor da Arce, George Colares, dá continuidade ao curso sobre “Gestão de Riscos na Administração Pública”, também ministrado por Colares em março deste ano. Cabe salientar que os citados treinamentos integram o plano de capacitações da gerência administrativo-financeira para 2021.

A abertura do curso ficou a cargo do presidente da Agência Cearense, Matheus Teodoro. Na sequência, Colares deu início à oficina, revisando os principais tópicos abordados no curso anterior, entre os quais cita-se: etapas da gestão de riscos na Administração, conceitos básicos, identificação de riscos, avaliação e tratamento. Nos próximos dois dias de treinamento, serão abordados pontos voltados especificamente à rotina da Arce, tais como a arrecadação da Agência, as revisões tarifárias, o tratamento de solicitações de ouvidoria, a renovação cadastral de operadores do serviço de transporte, as fiscalizações de água e esgoto e a regulamentação do serviço de gás natural canalizado.

De acordo com Matheus Teodoro, uma capacitação focada em gestão de riscos é mais do que necessária, principalmente para a realidade de um ente regulador. “A gestão de riscos é uma importante aliada do planejamento estratégico das instituições. Aprender a avaliar, administrar e mitigar riscos é fundamental para o sucesso das estratégias de atuação da Arce”, complementa Teodoro.

Currículo – George Colares

George Colares é graduado em Engenharia de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Possui mestrado em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) da Controladoria-Geral da União (CGU), atuando como Chefe do Núcleo de Ações de Controle 2 (NAC-2). É responsável pelas áreas de saúde, turismo, esporte, cultura, entre outras, executando fiscalizações e auditorias voltadas para a verificação da regularidade na aplicação de recursos públicos federais, abordando, entre outros aspectos, a atuação de gestores/fiscais de contratos administrativos quanto à execução das obrigações e aplicação de penalidades.

13.12.2021