Expansão do mercado de gás é foco de reunião entre Arce e Cegás

22 de setembro de 2023 - 13:13 # # # # # # # # #

A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) recebeu, na manhã desta sexta-feira, 22, integrantes da Companhia de Gás do Ceará (Cegás). O objetivo da visita foi a apresentação do plano de investimentos da Companhia na expansão e no desenvolvimento do mercado de gás no Estado.

Na ocasião, o presidente da Agência Cearense, Hélio Winston Leitão, e o conselheiro João Gabriel Rocha receberam o diretor-presidente da Cegás, Miguel Nery, e demais diretores e gerentes. De acordo com Winston, manter uma relação de proximidade com a Concessionária é fundamental para garantir um melhor planejamento e acompanhamento dos trabalhos realizados. “Nosso trabalho tem uma base muito bem sedimentada na transparência e no desenvolvimento. No que diz respeito ao setor de gás, é importante estarmos alinhados com todas as ações em prol da expansão do serviço, principalmente para a rede residencial de Fortaleza”, enfatizou o Chefe do Ente Regulador.

Na sequência, o Presidente da Cegás assumiu a fala, já confirmando os planos de extensão da rede para a Região Metropolitana de Fortaleza e interior. “Estamos acompanhando esse plano de expansão com muito cuidado. A Companhia negocia gás diariamente, por meio de contratos firmes e flexíveis. Isso permite que ganhemos competitividade e, por consequência, a oportunidade de preços menores aos consumidores”, complementou Nery.

Logo em seguida, os gestores debateram sobre o “Projeto Portocem”, que conta com o apoio do governo. A iniciativa permitirá ao Estado criar um hub de gás (modelo de negócio inovador que propicia a prestação de múltiplos serviços a uma grande quantidade de consumidores) no Porto do Pecém, localizado a 50km de Fortaleza. Trata-se do maior investimento da Cegás. De acordo com a equipe da Companhia, a conclusão do Projeto está prevista para 2026 e trará “mais segurança energética ao Estado”.

Pela Cegás, também participaram o diretor administrativo e financeiro, Leandro Araújo, o diretor técnico e comercial, Gustav Costa, o gerente jurídico, Eduardo Marzagão, e a coordenadora de regulação e tarifa, Taianny do Vale. Pela Arce, além do Presidente e do conselheiro João Gabriel, o coordenador de energia, Dickson Araújo, e o coordenador econômico-tarifário, Mário Monteiro, além do analista Alfredo Neto.

22.09.2023
Assessoria de Comunicação
Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce)
Telefone: (85) 3194.5674
E-mail: imprensa@arce.ce.gov.br