Governador Elmano de Freitas lança Programa VaiVem

20 de dezembro de 2023 - 16:44 # # # # # # # # # #

Na manhã desta quarta-feira (20), o governador Elmano de Freitas fez o lançamento da primeira fase do Programa VaiVem. De acordo com o Chefe do Executivo, a primeira fase abrange todos os estudantes da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), de instituições públicas e privadas. “Os alunos devem estar regularmente matriculados em um município diferente do de moradia e possuir carteira de estudante válida para a macrorregião”, complementou Elmano. A solenidade contou com a presença do presidente da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), Hélio Winston Leitão, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Evandro Leitão, do prefeito de Maranguape, Átila Câmara, estudantes da região e demais autoridades no âmbito Estadual.

O Ente Regulador Cearense é responsável por gerir o Programa. Nesse contexto, os estudantes terão direito a uma passagem de ida e outra de volta, todos os dias da semana, finais de semana e feriados, independente de estarem em período letivo. O benefício é válido para metrôs, ônibus e vans.

Como será o cadastro?

Aqueles estudantes que possuem carteira válida para a macrorregião já terão o pré-cadastro automático. Para verificação do registro do aluno, situação do cartão, local de recebimento (que será feito nos postos de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito – Detran), entre outras informações, o interessado deve acessar o site oficial do Progama: www.vaivem.ce.gov.br. Ou, se preferir, pode entrar em contato com a ouvidoria da Agência Cearense, pelo número 0800.275.3838. A ligação é gratuita e pode ser feita, inclusive, por celular.

Os beneficiários receberão, gratuitamente, cartão eletrônico para utilização em sistema de bilhetagem, que deverá ser implantado pelos operadores de transporte metropolitano. O cartão permite o armazenamento de créditos eletrônicos, sendo pessoal e intransferível, vinculado ao número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do(a) beneficiário(a).

O Governador informou, ainda, que a segunda fase do VaiVem contemplará os cearenses que estão em busca de oportunidades no mercado de trabalho, e já tem data marcada: primeiro de maio – Dia do Trabalhador. Conforme o presidente da Arce, Hélio Winston Leitão, o Estado reafirma sua boa governança com um projeto que garantirá, ainda mais, o acesso à educação como direito fundamental. “Estamos falando, também, de uma iniciativa que promove apoio financeiro, mobilidade sustentável, lazer e cultura. A Arce não poderia deixar de apoiar o Governo em mais essa jornada para tornar a vida do cidadão cearense ainda mais digna”, complementa Winston.

20.12.2023
E-mail: imprensa@arce.ce.gov.br