Arce e Comares-Cariri debatem estratégias de melhorias na regulação de resíduos sólidos

19 de abril de 2024 - 16:42 # # # # # # # #

A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) recebeu, na tarde desta sexta-feira (19), visita de integrantes do Consórcio Municipal para Aterro de Resíduos Sólidos (Comares-Cariri). O grupo, formado pelo prefeito de Santana do Cariri, e presidente do Comares, Samuel Werton, pelo secretário-executivo, Brito Junior, e pelo responsável pela comunicação, Daniel Resplande, foi recebido pelo presidente da Agência Cearense, João Gabriel Rocha, e pelo conselheiro, e presidente da Câmara Temática de Saneamento Básico, Jardson Cruz. O objetivo do encontro foi o alinhamento de estratégias e a definição de tópicos acerca da regulação de resíduos, além da possibilidade de instalação de posto de atendimento do Ente Regulador Cearense na região.

A Arce assinou, em junho de 2023, contrato de concessão com a empresa Resíduos Comares SPE S.A., para realização do manejo de resíduos sólidos na região do Cariri. Após a assinatura, passaram a ser responsabilidades da Agência Cearense a regulação e fiscalização dos serviços públicos relativos ao transbordo, ao transporte, ao tratamento e à destinação final em aterro sanitário a ser implantado. Outrossim, também são contempladas atividades relacionadas ao exercício das demais, como trabalhos que visam receitas para suporte ao manejo de resíduos sólidos.

De acordo com o Secretário-Executivo do Comares, a Arce tem fornecido todo o apoio necessário no que se refere à regulação e, portanto, seria conveniente uma proximidade ainda maior com o Consórcio. “Acreditamos que essa proximidade, por meio de um posto da Agência no Cariri, será importante não apenas para questão do atendimento ao cidadão, mas também para termos ainda mais respaldo, uma vez que a atuação da Arce na área de saneamento básico é referência em todo o Brasil”, enfatizou Brito.

Pela Arce, também estiveram presentes o coordenador de saneamento, Marcelo Almeida, e o analista de regulação, Alexandre Caetano.

E-mail: imprensa@arce.ce.gov.br