Acordo de cooperação entre Arce e UFC motiva novo encontro

19 de novembro de 2019 - 14:31 # # # # # # # # # # # # # # # # # #

Gestores e técnicos da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) estiveram reunidos na manhã de hoje, 19, com integrantes da Universidade Federal do Ceará (UFC). O encontro, que deu prosseguimento ao que foi discutido no último dia onze pelos conselheiros da Agência Cearense, Hélio Winston Leitão (presidente) e Jardson Cruz, e o reitor da UFC, Cândido Albuquerque, teve o objetivo de alinhar informações sobre a realização de um futuro acordo de cooperação, envolvendo duas áreas de atuação da Agência Cearense: saneamento básico e transporte rodoviário intermunicipal de passageiros.

Na reunião, conduzida pelo conselheiro Matheus Teodoro, os analistas da Arce apresentaram as atividades realizadas pela Agência em suas respectivas áreas, assim como os principais desafios encontrados na regulação dos serviços públicos. “Conhecer a forma como a Agência atua nos serviços de transportes e de saneamento é um passo extremamente necessário para se definir em quais pontos deveremos focar. Esse acordo certamente se traduzirá como um forte instrumento em prol da atividade regulatória”, afirmou Teodoro.

De acordo com o assessor da Agência Cearense, Felipe Mota, a parceria poderá incluir, também, a área de energia, uma vez que a UFC se mostrou interessada pelas atividades que a Agência executa na referida área. “A Universidade Federal do Ceará, por meio da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Astef), realiza diversos estudos avançados em diferentes áreas e que podem se adequar, perfeitamente, à realidade da Arce”, complementou Mota.

Já conforme o pró-reitor da UFC, Rogério Masih, a nova gestão da Instituição está focada em pilares específicos, como a internacionalização, o fomento e incentivo ao empreendedorismo estudantil e o fortalecimento da relação com a sociedade, procurando “entender e atender as demandas sociais”, propondo soluções. “A instituição poderá contribuir com estudos capazes de fazer com que o trabalho da Arce, na posição de reguladora dos serviços públicos, se torne mais eficiente e menos oneroso ao Estado”, enfatizou Masih.

Pela UFC, além do pró-reitor, estiveram presentes os professores do núcleo de engenharia elétrica, Fernando Antunes e Fabrício Nogueira, o vice-presidente da Astef, Eduardo Cabral, e o professor do Departamento de Engenharia de Transportes, Mário Angelo Azevedo. Pela Arce, além do conselheiro Matheus Teodoro e do assessor Felipe Mota, os coordenadores de saneamento, Geraldo Basilio, e de transportes, Hélio Souza, bem como analistas das respectivas áreas.

19.11.2019

E-mail: imprensa@arce.ce.gov.br