25ª edição do Fórum Regulação e Cidadania tem excelentes resultados

29 de novembro de 2019 - 15:41 # # # # # # # # # # # # # #

 

“O evento foi um sucesso. Os temas, Governança e Compliance, abrem margens para muitas discussões produtivas, principalmente quando relacionados à administração pública e ao cenário regulatório do Estado”, afirmou o presidente do conselho diretor da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), Hélio Winston Leitão, sobre a realização da 25ª edição do Fórum Regulação e Cidadania, que aconteceu no auditório do Ente Regulador e contou com a participação de representantes de entidades públicas e universitários, além de servidores e técnicos da Agência Cearense.

A abertura do encontro ficou a cargo do presidente do Ente Regulador, que fez questão de salientar a importância da transparência e da ética no serviço público e como a Arce vem se estruturando para se aproximar, ainda mais, do cidadão cearense. “Um importante passo que demos foi passar a transmitir, ao vivo, as reuniões do conselho diretor, e eventos realizados pela Agência, em nossas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e Youtube”, afirmou. Na sequência, o conferencista convidado, Glinton Ferreira, ministrou palestra sobre Governança, enfatizando sua definição como “o envio de resultados efetivos, no âmbito público, à sociedade” e informando que seus principais pilares têm base não apenas na ética e na transparência, mas também no controle.

Logo depois, teve início a palestra do conferencista Fernando Medeiros, sobre Compliance. Medeiros iniciou sua fala, afirmando que o tema se relaciona diretamente com a atividade regulatória. “O Compliance foi criado sob uma perspectiva inicial de combate à corrupção, mas, posteriormente, transcendeu esse conceito para atuar, também, no cumprimento de normas, o que tem relação direta com as agências reguladoras”, informou. Ao fim das palestras e dos debates, os conselheiros Hélio Winston, Jardson Cruz, João Gabriel Rocha e Matheus Teodoro, juntamente com a ouvidora-chefe, Daniela Cambraia, fizeram a entrega dos certificados de participação do evento aos palestrantes.

O Fórum

O Fórum Regulação e Cidadania tem caráter permanente e foi criado em março de 2012 com o propósito de reunir órgãos públicos, grupos formadores de opinião e representantes de entidades classistas, além de lideranças comunitárias, para que possam entender e conhecer melhor as atividades pertinentes a um ente regulador, dentro do novo modelo de agir do Estado, tornando-se, direta ou indiretamente, difusores das práticas regulatórias. Nesse contexto, o evento também tem a finalidade de incrementar as atividades de relacionamento com a sociedade, no tocante aos aspectos informativo e educativo das quatro áreas atendidas pela Arce: energia elétrica, saneamento básico, transporte intermunicipal e gás natural canalizado.

 

Veja mais fotos do evento: 

 

29.11.2019

Agência Reguladora do Estado do Ceará

Assessoria de Comunicação

Telefones: (85) 3194.5675/ 5674