Natal e Ano Novo: Mais de 120 mil passageiros deverão passar pelos terminais rodoviários do Ceará

17 de dezembro de 2019 - 13:20 # # # # # # # # # # # # # # #

Durante as semanas dos feriados de Natal e Réveillon, mais de 120 mil passageiros deverão passar pelos terminais rodoviários do Estado. Conforme dados mensurados pela coordenadoria de transportes da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), esse número representa um aumento de 15% na quantidade de passageiros em relação ao mesmo período do ano anterior. A fim de atender à demanda, as empresas de transporte programaram reforço na disponibilidade de horários, principalmente nos finais de semana, com uma média aproximada de 65 viagens extras por dia na semana do Natal e de 63 viagens extras por dia na semana do Réveillon.

Nesse contexto, na semana do período Natalino, que vai do dia 20 ao dia 26 de dezembro, as empresas de transporte disponibilizarão 458 viagens extras, número que pode aumentar de acordo com a demanda. Somado às 2.842 viagens normais previstas para o período, estima-se um total de 3.300. Com relação ao número de passageiros, o total estimado é de 61.553 (42.000 referente ao movimento normal e 19.553 referente à movimentação extra). Já na semana de Réveillon, que vai do dia 27 de dezembro ao dia dois de janeiro de 2020, serão disponibilizadas um total de 443 viagens extras (que também pode aumentar, de acordo com a demanda) que, somado às 2.842 viagens normais estimadas, gera um total de 3.285. A movimentação prevista para este último período é de 59.913 passageiros, dos quais 42.000 referentes ao movimento normal e 17.913 referentes ao movimento extra.

Planejamento

No Estado do Ceará, tanto no período as férias, como em feriados prolongados, os destinos mais procurados são Baturité, Beberibe, Camocim, Canindé, Crateús, Iguatu, Jericoacoara, Juazeiro, Limoeiro do Norte, São Benedito, Sobral e Viçosa. Portanto, para que o atendimento se torne mais ágil e sejam evitados possíveis contratempos, é importante que os interessados adquiriram os bilhetes de passagens com antecedência; cheguem ao Terminal Rodoviário uma hora antes do embarque; confiram a documentação necessária para a viagem, principalmente das crianças, se for o caso, e, também, verifiquem se todas as bagagens estão devidamente identificadas com nome, telefone e endereço. Segundo a administração do Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé, “é interessante que o passageiro dirija-se ao setor de embarque com 30 minutos de antecedência para evitar algum tipo de aflição”.

A Agência Reguladora do Estado do Ceará está priorizando todos os processos referentes a solicitações de aumento de frota. O presidente do conselho diretor da Arce, Hélio Winston Leitão, informa que a Ouvidoria e a Coordenadoria de Transportes da Agência estarão prontas para atender toda e qualquer denúncia. “Nesses períodos de maior movimentação, a Arce irá reforçar seus serviços de Ouvidoria e fiscalização no sentido de assegurar à população um serviço eficiente e seguro”, complementa Winston.

Serviço:

Canais de Atendimento da Arce para denúnias, reclamações, elogios e sugestões:

Telefone: 0800.275.3838
E-mail: ouvidor@arce.ce.gov.br
Whatsapp: (85) 98439.2878
Aplicativo para Smatphone: ConectArce (disponível para download no Google Play, para as plataformas Android e IOS)
Atendimento presencial: Avenida General Afonso Albuquerque Lima, S/N, Cambeba – Edifício Arce. Horário de Funcionamento: de segunda a sexta, das 08h às 17h.

 

17.12.2019
Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce)
Assessoria de Comunicação
Telefones: (85) 3194.5675/ 5674