Arce quer mais qualidade nos serviços de energia

10 de fevereiro de 2020 - 11:14 # # # # # # # # # # # # # # #

Até o próximo mês de setembro, a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) realiza acompanhamento do Plano de Resultados da Enel Distribuição Ceará. Por ser alvo constante de críticas em decorrência da falta de qualidade no atendimento, a Distribuidora foi submetida a uma série de fiscalização feita pela Agência Cearense, durante o mês de maio de 2019. A partir da identificação de diversos pontos a serem melhorados, os analistas da Arce solicitaram a elaboração de um plano de ações por parte da Enel.

Conforme o analista de regulação responsável pelo acompanhamento, Deleon Parente, o documento é válido por 12 meses. Ele adianta que, entre os tópicos a serem melhorados pela Distribuidora no quesito atendimento, lista-se: aumento no quadro de atendentes dos postos; contratação de 25 estagiários em todo Estado do Ceará; aumento do horário de atendimento de quatro para oito horas diárias, em algumas lojas; e abertura das lojas, aos sábados, para atendimento exclusivo no segmento de recadastramento rural. “No último dia 29, a Enel encaminhou o relatório de evolução do plano, que estamos analisando para, na próxima semana, nos reunirmos e discutirmos possíveis pontos fora do acordo”, complementa o analista.

Vale salientar que, no último dia 15, o presidente da Arce, Hélio Winston Leitão, e o coordenador de energia, Dickson Araújo, estiveram reunidos em Brasília, na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Na oportunidade, os gestores apresentaram ao diretor-presidente daquele Órgão Federal, André Pepitone, a necessidade de uma melhora rápida e efetiva no atendimento da concessionária. “O cidadão cearense merece ter um serviço público de qualidade, pois energia elétrica é essencial e a Arce, no papel de fiscalizadora destes serviços, está cumprindo a função dela. Estamos atentos e garantiremos que os usuários destes serviços sejam respeitados”, enfatiza Winston.

Desdobramento e Punições

Concluído o acompanhamento, a Agência Reguladora do Estado do Ceará emitirá relatório que deverá apontar as falhas, se for o caso, que são passíveis de multa ou advertências, mediante o que preconiza a regulamentação do setor. De acordo com dados da coordenadoria de energia, nos últimos cinco anos a Agência Cearense multou a Enel em quase R$ 30 milhões, por diferentes motivos, principalmente com relação aos indicadores dos níveis de tensão, qualidade do fornecimento de energia, apuração do teleatendimento e cumprimento das normas regulamentares dos pedidos de novas ligações.

 

10.02.2020

Angélica Martins

Assessora de Comunicação

Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce)

E-mail: angelica.martins@arce.ce.gov.br 

Telefones: (85) 3194.5674/ 5674