Processos de pagamento da Arce ganharão maior eficiência

28 de fevereiro de 2020 - 17:46 # # # # # # # # # # # #

Na tarde desta sexta-feira, 28, gestores e técnicos de todos os setores da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), incluindo os responsáveis por contratos, estiveram reunidos para a apresentação do “Manual de Processos de Pagamentos” do Ente Regulador. Conforme o conselheiro e presidente da Câmara Temática de Controle Interno, João Gabriel Rocha, que conduziu os trabalhos, o material foi elaborado com o objetivo de padronizar os processos de pagamento da Agência, bem como agregar celeridade e eficiência.

O referido documento detalha um total de oito fluxogramas de pagamentos: despesas independentes de licitação; despesas de consultoria e outros serviços mensais com faturamento variável; outras despesas; despesas com certidões vencidas; despesas de exercício anterior; despesas sem contrato; e despesas com execução contratual em desconformidade. Conforme a assessoria de gabinete e controle interno da Agência, o material contempla uma análise dos riscos inerentes com base na metodologia de gestão de riscos adotada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e norma ISO 31000.

“Este é o primeiro produto entregue pela Câmara Temática de Controle Interno e que é extremamente necessário às atividades administrativas da Arce. O Manual de Pagamentos será um instrumento que proporcionará uma gestão de processos mais moderna, uniforme e com bases sedimentadas no conceito de Governança, assunto que está sempre em voga na administração pública”, enfatiza João Gabriel.

Controle Interno

Em 2018, a Agência Reguladora do Estado do Ceará instituiu a Câmara Temática de Controle Interno como um marco inicial voltado à discussão de práticas de Controle. No mesmo ano, a Assessoria de Gabinete teve suas competências alteradas, passando então a ser denominada Assessoria de Gabinete e Controle (AGC). A partir de 2019, com um melhor suporte de pessoal, iniciaram-se as ações voltadas à efetiva implantação do Controle Interno na Agência Cearense.

28.02.2020
Telefones: (85) 3194.5675/ 5674