Ouvidoria da Arce é classificada entre as melhores do Estado

22 de março de 2022 - 14:34 # # # # # # # # # # #

Foi publicado o resultado da Avaliação de Desempenho das Ouvidorias do Estado, realizada pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), referente ao ano de 2021. A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), mesmo enfrentando as adversidades de um ano atípico e se adaptando às novas atribuições que vem recebendo em diferentes áreas, obteve excelente classificação, ocupando o terceiro lugar no ranking das ouvidorias setoriais do tipo 3, com nota 9,3. A avaliação foi realizada a partir das variáveis definidas na Portaria CGE nº. 97/2020, e os resultados foram obtidos de acordo com a análise e consolidação dos dados extraídos da plataforma Ceará Transparente, Relatórios anuais das Ouvidorias Setoriais e dos Relatórios de Visitas Técnicas (virtuais) às Ouvidorias Setoriais.

Para a ouvidora do Ente Regulador, Daniela Cambraia, o resultado é fruto do empenho de toda a equipe que, mesmo diante de inúmeros desafios, não mediu esforços para manter o nível de qualidade do atendimento e das atividades de Ouvidoria. Já sobre a classificação da Agência Cearense, a ouvidora enfatiza que “considera um ótimo resultado, principalmente se levar em consideração a elevação de 30% da demanda da Ouvidoria quando comparados aos segundos semestres de 2020 e 2021”.

Avaliação

Entre as variáveis analisadas pela CGE, cita-se a resolubilidade das manifestações, as boas práticas de ouvidoria/ controle social, o índice de satisfação dos usuários, o relatório da ouvidoria setorial, a participação nas reuniões da rede de fomento ao controle social, a identificação visual e a divulgação dos contatos da ouvidoria. Nesse contexto, a Agência Cearense obteve nota máxima em cinco das seis variáveis citadas, com destaque para o principal instrumento de análise da CGE – o relatório anual – que atendeu integralmente aos requisitos propostos.

De acordo com a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, o resultado ainda é passível de recurso, portanto as setoriais podem solicitar, até amanhã, dia 23, revisão das notas por meio do e-mail ceouv@cge.ce.gov.b, ou por correspondência física.

Tipos de Ouvidoria

É importante salientar que cada ouvidoria é dividida de acordo com o número de manifestações registradas por ano. Em conformidade com o Decreto nº. 33.485/2020, as ouvidorias setoriais que recebem e consolidam até 80 manifestações no ano, pertencem ao Tipo 1; as que ficam entre 81 e 300 manifestações, pertencem ao Tipo 2; as ouvidorias do Tipo 3, entre as quais a Arce faz parte, são aquelas que registram de 301 a 1000 manifestações/ano; e, por fim, as de tipo 4, que registram acima de 1000 manifestações.

O Resultado da Avaliação de Desempenho das Ouvidorias Setoriais pode ser acessado, clicando AQUI.

22.03.2022

E-mail: imprensa@arce.ce.gov.br