Arce inicia agenda de encontros para melhorias no atendimento da Enel à prefeituras

13 de janeiro de 2023 - 15:56 # # # # # # # # # # #

A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) inicia ciclo de reuniões envolvendo a Enel Ceará, a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e prefeituras cearenses. O coordenador de energia, Dickson Araújo, participou, ontem, do primeiro encontro, que contou com representantes dos municípios de Itapipoca, Bela Cruz e Trairi. Referido ciclo é fruto de reunião realizada em agosto de 2022, que teve como objetivo discutir importantes tópicos acerca da melhoria dos serviços de distribuição de energia elétrica no Estado. Na oportunidade, também foram levantados, entre outros temas, assuntos relacionados à iluminação pública, aos indicadores de continuidade, às ligações com necessidade de obras e, acima de tudo, ao atendimento comercial da operadora para resolução de problemas enfrentados pelos municípios – foco dos debates.

Nesse contexto, o Ente Regulador assumiu a dianteira no que se refere ás demandas dos prefeitos, auxiliando-os na elaboração de uma agenda de encontros individuais com a Distribuidora, nos quais deverão ser elaborados diagnósticos e soluções efetivas para seus respectivos problemas. De acordo com o presidente da Agência Cearense, Hélio Winston Leitão, o número de reclamações direcionadas à Enel vem aumentando significativamente, em especial as relacionadas aos municípios cearenses.

Ainda conforme o Gestor, que se mostrou preocupado com a atual situação da Distribuidora, a Arce deve garantir que o cidadão tenha acesso a um serviço de qualidade, de acordo com o que determina a legislação setorial e com o apoio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “Durante a reunião que conduzi, em agosto do ano passado, pude observar uma urgente necessidade na mudança do atendimento da Enel às prefeituras, sobretudo por questões que impactam inúmeros cidadãos. Portanto, o ideal é que haja um formato de atendimento presencial para cada município, assim como a melhoria imediata dos indicadores de distribuição de energia e a consequente redução no número de reclamações”, enfatizou Winston. O cronograma de reuniões entre a Arce, Enel, Aprece e prefeituras se estenderá até o próximo mês de março. Clique AQUI para acessar o cronograma, na íntegra.

Dossiê Entregue

Com o objetivo de propiciar melhorias imediatas nos serviços prestados pela Enel Ceará, o Presidente da Arce esteve reunido, em setembro de 2022, na sede da Aneel, em Brasília. Na oportunidade, foi apresentado ao presidente da Agência Nacional, Sandoval Feitosa, dossiê, elaborado com o apoio do coordenador de energia do Ente Regulador Cearense, Dickson Araújo, que pontua a prestação dos serviços de energia no Estado; as demandas da sociedade; e propostas de melhorias no processo de fiscalização da Distribuidora. Em 2020, Winston também esteve reunido com a Agência Nacional para discutir esse mesmo cenário, a fim de adotar medidas enérgicas para o aprimoramento iminente dos serviços.

13.01.2023
E-mail: imprensa@arce.ce.gov.br