Arce inicia modernização de processos e gestão

21 de março de 2023 - 16:11 # # # # # # # # # #

Na tarde desta terça-feira, 21, servidores e terceirizados da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) estiveram reunidos com representantes da empresa de consultoria Deloitte. O sócio Edson Cedraz, a gerente Geórgia Andrade e a consultora Helena Ferreira foram recebidos pelos conselheiros Hélio Winston Leitão (presidente), João Gabriel Rocha e Rafael Sá. O encontro marca o início dos trabalhos do Projeto de Apoio à Melhoria da Segurança Hídrica e Fortalecimento da Inteligência na Gestão Pública do Ceará (PSHG), o qual possui três estudos da Agência Cearense aprovados, e apoiados por recursos do Banco Mundial: controle patrimonial, saneamento básico e gestão. Esse último tem como objetivo principal o fortalecimento da atividade regulatória no Estado. Para tanto, a Deloitte trabalhará na modernização da gestão do Ente Regulador, que envolve o mapeamento e a remodelagem de todos os processos, em cada setor da Agência Cearense, entre outros pontos.

O processo de modernização da gestão da Arce seguirá duas etapas, sendo a primeira delas a de “Gestão por Processos e Estrutura Organizacional”. Nesse primeiro momento, oito produtos deverão ser entregues pela consultoria: relatório diagnóstico da situação atual da Agência; manual de processos organizacionais; atualização da estrutura organizacional; planejamento e modelagem da força de trabalho; mapeamento de competências gerais, gerenciais e setoriais; e, ainda, proposta do modelo de gestão de pessoas; modelo de gestão do desempenho; treinamentos e capacitações; minutas de normativos; e relatório e plano de implementação.

A segunda etapa do processo de modernização, que envolve “Estratégia Organizacional e Planejamento da Atividade Regulatória”, contemplará a entrega de outros seis produtos que vão da Elaboração do Plano Estratégico Quinquenal ao Modelo de Gestão da Estratégia; da Revisão da Metodologia de Planejamento Tático Operacional à Agenda Regulatória Quinquenal; das Minutas de Normativos aos Relatórios e Planos de Implementação.

Cabe salientar que a empresa contratada será, antes e depois, acompanhada, de perto, por uma comissão formada pela assessora, Danielle Pinto; pela procuradora-chefe, Gislene Rocha; pelo assessor José Roberto Sales e pela gerente administrativo-financeira, Tatiana Cirla. Já o conselheiro João Gabriel Rocha, na posição de presidente da Câmara Temática de Gestão e Controle Interno, desempenhará papel fundamental no acompanhamento dos prazos e resolutividade dos trabalhos. Referida comissão terá, também, a função de facilitar o acesso dos consultores à instituição e às informações necessárias. O prazo para execução dos trabalhos é de 12 meses, contados a partir do recebimento da ordem de serviço.

21.03.2023
Assessoria de Comunicação
Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce)
Telefone: (85) 3194.5674
E-mail: imprensa@arce.ce.gov.br