“Abraço Jeri e Cuido do Meio Ambiente” concorre a Prêmio do Ministério Público

28 de agosto de 2023 - 15:38 # # # # # # # # # # #

A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) segue ocupando uma posição de destaque no cenário regulatório nacional. Esse contexto é reafirmado pela Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que divulgou a relação dos 45 programas e projetos semifinalistas da Edição 2023 do Prêmio CNMP, da qual faz o projeto “Abraço Jeri”, na categoria Sustentabilidade, e que teve como um dos principais protagonistas a Agência Cearense. Os citados programas semifinalistas foram selecionados de uma lista de 586 iniciativas das unidades e ramos do Ministério Público brasileiro, habilitadas a concorrer à edição deste ano da premiação.

O Projeto

Com o objetivo de solucionar problemas relacionados ao esgotamento sanitário e ao uso indiscriminado dos recursos hídricos do município de Jijoca de Jericoacoara, em fevereiro de 2018 criou-se e lançou-se, oficialmente, o projeto “Abraço Jeri e Cuido do Meio Ambiente”. A ação contou com a participação conjunta de diferentes órgãos, entre eles o Ministério Público do Estado do Ceará, a Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara, Secretaria de Turismo de Jijoca de Jericoacoara; do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Semace), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Secretaria das Cidades (Scidades) e da Associação Empresarial “Eu Amo Jeri”.

O projeto teve como premissa a educação e conscientização de moradores e empresários da região, por meio reuniões, palestras e fiscalizações, considerando que o uso incorreto da rede de esgoto pode contaminar o lençol freático da região e causar sérios danos à saúde.

Premiação

A Comissão Julgadora analisará as 45 iniciativas semifinalistas selecionadas na etapa anterior, classificando-as do 1º a 5º lugar. Ao final, serão premiadas as três iniciativas mais bem classificadas por categoria, em cerimônia prevista para acontecer na última quinzena de novembro de 2023. Clique AQUI e confira a lista dos projetos semifinalistas.

28.08.2023
Telefone: (85) 3194.5674