Arce tem efetiva participação no XIII Congresso Brasileiro de Regulação

18 de outubro de 2023 - 11:14 # # # # # # # # # #

Hoje, 18, a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) participa, em São Paulo, do XIII Congresso Brasileiro de Regulação e Expo Abar, uma realização da Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar), com apoio do Governo Federal e de agências reguladoras federais, estaduais e municipais. Trazendo como tema principal “Os Desafios da Regulação para o Desenvolvimento Nacional”, o evento se estende até o próximo dia 20 e reúne especialistas de renome nacional e profissionais das principais agências reguladoras brasileiras. Nesse contexto, foram aprovados de 210 trabalhos técnicos, além de palestras e painéis com subtemas essenciais para a vida dos cidadãos, tais como: saneamento básico, mobilidade, inovação, transporte coletivo e os diferentes modais inclusos nas áreas de transporte e energia (gás, energia elétrica, petróleo e outras fontes). Pela Agência Cearense, participam os conselheiros Hélio Winston Leitão (Presidente), Jardson Cruz, João Gabriel Rocha, Matheus Teodoro e Rafael de Paula, além dos analistas de coordenadores e analistas da Agência Cearense.

A Arce possui três trabalhos aprovados e participa de duas mesas de debates. Os trabalhos são os seguintes: “Priorização dos Investimentos na Universalização do Saneamento Utilizando Florestas Aleatórias”, de autoria do coordenador econômico-tarifário, Mário Monteiro, e do analista de regulação, Rinaldo Cavalcante; “Projeto Abraço Jeri: Um Abraço Contra a Ociosidade da Rede de Esgoto”, de autoria do coordenador de saneamento, Marcelo Almeida, e dos analistas Alceu Galvão, Geraldo Basílio e Alexandre Caetano; e “Análise das Alterações Regulatórias Relacionadas aos Consumidores Residenciais de Baixa Renda”, de autoria do analista Cássio Tersandro.

No que diz respeito às mesas de debates, a primeira acontece hoje, de 15h às 16h, com o tema “A importância da fiscalização sobre o transporte clandestino rodoviário de passageiros”, e contará com a participação, como palestrante, do conselheiro Matheus Teodoro. A segunda acontecerá no dia seguinte, no mesmo horário, com o tema “Saneamento em áreas rurais, informais e isoladas”, e terá, também entre os palestrantes, o analista de regulação, Alceu Galvão.

Os interessados em consultar a programação completa podem clicar AQUI.

Serviço:

O Congresso ABAR, considerado o mais importante evento de área no País, é realizado a cada dois anos com o objetivo aprofundar o debate sobre a regulação e contribuir para seu aperfeiçoamento. São abordados temas e serviços essenciais para a vida dos cidadãos, como saneamento básico, mobilidade, inovação, transporte coletivo, os diferentes modais de transporte e energia (gás, energia elétrica, petróleo e outras fontes), bem como assuntos jurídicos e governança. A cada edição do Congresso, intensifica-se o intercâmbio de experiências e conhecimento entre as agências reguladoras, seus servidores e outros profissionais da área.

XIII Congresso Brasileiro de Regulação e Expo ABAR – “O papel da regulação e o desenvolvimento sustentável do Brasil”
Data: 18, 19 e 20 de outubro de 2023
Local: Centro de Convenções Frei Caneca – 5º andar, São Paulo – SP

18.10.2023
Assessoria de Comunicação
Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce)
Telefone: (85) 3194.5674