Arce protocola denúncias de irregularidades contra a Enel Ceará

16 de fevereiro de 2024 - 15:11 # # # # # # # # # # # #

Em virtude das constantes faltas de energia em todo o Estado durante o período de Carnaval, assim como no período de Réveillon, além da urgente necessidade de melhorias no atendimento da Enel Distribuição Ceará, a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) provocou, por meio de relatório protocolado nessa quinta-feira (15), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Ministério de Minas e Energia (MME), o Ministério Público Federal (MPF) e a comissão responsável pela CPI em andamento na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), entre outras entidades. O documento contém, entre outras informações, uma série de denúncias catalogadas pela Arce, incluindo a falta de investimento na rede elétrica do Estado.

Entre os pontos elencados, destacam-se as interrupções registradas com grande intensidade em diversos municípios litorâneos, onde a concentração de pessoas aumentou consideravelmente, em razão dos períodos festivos acima mencionados, causando impactos no turismo do Estado. Cabe enfatizar que, mesmo após a Aneel ter requerido um plano de contingência para as datas correspondentes ao Natal, Reveillón e Carnaval, contendo esquemas de mobilização adicionais de equipes e procedimentos de interlocução com órgãos públicos, a Distribuidora não atentou a esse comando. Se o fez, não se planejou adequadamente para evitar a avalanche de ocorrências prolongadas e reclamações que se seguiram nos períodos citados.

Modelo de Fiscalização Responsiva

As inspeções realizadas pela Arce obedecem ao modelo de fiscalização responsiva, determinado pela Aneel. Nesse contexto, o Ente Regulador Cearense tem atuado estritamente na execução das atividades demandadas por aquela Agência Nacional, em razão da descentralização prevista na Lei nº 9.427/1996 e do contrato de metas existente. Referido modelo de fiscalização consiste em dividi-la em três fases, sendo a primeira delas uma análise documental, com base em indicadores e informações solicitadas às distribuidoras de energia, feita pela própria Aneel. A segunda se caracteriza pela delegação de fiscalizações mais detalhadas, ainda documentais, aos entes reguladores estaduais. Todas as ações são separadas por temas. Por fim, caso sejam constatadas não conformidades, a Aneel autoriza a fiscalização presencial na sede da concessionária – trata-se da terceira fase.

Dossiês e CPI

O presidente da Arce, Hélio Winston Leitão, vem, incessantemente, cobrando posicionamentos e atitudes enérgicas por parte da Aneel, entregando ao Diretor-Geral daquela Agência Nacional, pessoalmente, dois dossiês que detalham a urgente necessidade, e propostas, de melhorias no atendimento da Enel Ceará. O primeiro deles foi entregue em janeiro de 2020 e o segundo em setembro de 2022 – este último solicitando, também, mudanças nos modelos de fiscalizações realizadas na Concessionária, inclusive solicitando maior autonomia quanto às vistorias. Após a entrega desses documentos, fora elaborado um terceiro dossiê e apresentado pelo Presidente da Arce à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), na 2ª Reunião Ordinária da CPI da Enel, em andamento naquela casa, em setembro de 2023.

16.02.2024
Assessoria de Comunicação
Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce)
Telefone: (85) 3194.5674
E-mail: imprensa@arce.ce.gov.br