Linguagem Simples norteia 32ª edição do Fórum Regulação e Cidadania
19 de setembro de 2024 - 10:18 #Agência Reguladora #Agência Reguladora do Ceará #Agência Reguladora do Estado do Ceará #arce #Boa Governança #Fórum Regulação e Cidadania #Ouvidoria #regulação
Explorar como a Linguagem Simples pode transformar a comunicação governamental, tornando-a mais clara, acessível e transparente para todos os cidadãos foi o objetivo da 32ª edição do Fórum Regulação e Cidadania, uma iniciativa da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), que aconteceu na tarde dessa terça-feira, 17 de setembro. O evento, que aconteceu na sede próprio Ente Regulador, trouxe como tema o “Uso da Linguagem Simples no Serviço Público”.
A mesa de abertura do Fórum foi composta pelo Presidente da Arce, João Gabriel Rocha, pelo secretário-executivo da Controladoria e Ouvidoria Setorial do Estado (CGE), Marconi Lemos, representando o Governador Elmano de Freitas, e pela Ouvidora-chefe da Agência Cearense, Daniela Cambraia. Logo em seguida, o gestor de portfólio do Íris, Filipe Costa, e a agente de Inovação em Linguagem e membro do Linguagem Simples Lab, Lígia Duarte, palestraram sobre o conceito da metodologia, sobre o processo de implementação da linguagem simples e abordaram casos bem sucedidos no uso da nova linguagem.
Na sequência, a orientadora da Célula de Monitoramento das Demandas da Sociedade da CGE, Caroline Gabriel, apresentou, como caso de sucesso, a adaptação da Carta de serviço do Cidadão, realizada em parceria com o Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará, o Íris, e a Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado. “A Linguagem Simples é mais do que uma forma de democratização, pois quando a população consegue entender o que lestá lendo, também conseguirá utilizar a informação para fomentar o controle social. É direito do(a) cidadão(ã) entender as informações governamentais”, pontou.
O presidente do Ente Regulador Cearense avalia a 32ª edição do Fórum como muito enriquecedora em conhecimento não apenas pelo viés do tema, mas também pela oportunidade de capacitação dos setores para uma linguagem ainda mais acessível. “Os palestrantes mostraram que, na realidade, a Linguagem Simples trata-se de um movimento social. É um processo de inovação, que traz o cidadão para o centro do processo de comunicação, tanto pela parte textual como pelos desings. O evento estimulou os servidores e colaboradores da Agência a aperfeiçoarem suas linguagens”, complementou Rocha.
Próximo Fórum Regulação
De acordo com Daniela Cambraia, a 33ª edição do Fórum Regulação e Cidadania está prevista para acontecer entre o final de outubro e início de novembro, cujo tema focará na produção de hidrogênio verde, uma vez que o Ceará tem potencial para se tornar um líder na produção dessa fonte energética e sustentável, que pode ser usada em diversas áreas, como a industrial, hospitalar e domiciliar.