Arce e Agência Francesa de Desenvolvimento discutem investimentos em saneamento
3 de outubro de 2024 - 14:55 #Abastecimento de Água #Agência Reguladora #Agência Reguladora do Ceará #Agência Reguladora do Estado do Ceará #arce #Boa Governança #Estado do Ceará #Saneamento Básico
A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) esteve reunida com integrantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O objetivo do encontro, que aconteceu ontem, foi, principalmente, discutir sobre onde e como os investimentos destinados ao setor de saneamento estão sendo aplicados, incluindo o entendimento de como a Agência Cearense atua na regulação e fiscalização destes serviços. Na oportunidade, a comitiva, liderada pelo diretor adjunto, Léo Gaborit, foi recebida pelo presidente da Agência Cearense, João Gabriel Rocha.
Entre os pontos que foram foco dos debates, elenca-se os trabalhos relacionados à universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, à base de ativos da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), à adequação das resoluções às normas de referência da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e aos desafios do Ente Regulador Cearense relacionados à regulação completa dos serviços, os quais também abragem os Serviços Autônomos de Água e Esgoto (Saaes).
Para o presidente da Arce, a reunião proporcionou uma troca de informações muito interessante e abriu margens para novas parcerias em saneamento básico, principalmente nesse novo momento que o setor passa, motivado pelo novo marco legal. “A Agência Francesa de Desenvolvimento apoia importantes estudos e investimentos na área de saneamento, inclusive com a Cagece. Portanto, a reunião serviu para apresentar, principalmente, a forma como a Arce atua na regulação e fiscalização da Companhia. Também foi explicado, de forma detalhada, como os trabalhos relativos à universalização dos serviços exigem que a Agência esteja preparada para novos desafios, principalmente na regulação econômica”, enfatizou Rocha.
Pela Arce, também estiveram presentes a procuradora-chefe, Liliane Sonsol, o coordenador econômico-tarifário, Mário Monteiro, o coordenador de saneamento, Marcelo Almeida, e os analistas de regulação, Alceu Galvão e Marcela Facó. Pela AFD, o especialista financeiro regional Brasil e Cone Sul, Alejandro Barreneche, a encarregada de projetos, Isabela Maia, a gerente de equipe projeto sistemas produtivos, Laure Urmes, o encarregado da missão Água e Saneamento, Laurent Raspaud, a gerente de equipe do projeto sistemas produtivos, Virginie Arnaud, e os tradutores, Pascal Rubio e Carlos Leonardo Assis.