Fórum de Regulação da Arce discute desenvolvimento do Hidrogênio Verde no Estado
11 de dezembro de 2024 - 16:07 #Agência Reguladora #Agência Reguladora do Ceará #Agência Reguladora do Estado do Ceará #Boa Governança #Ceará #Energias Renováveis #Estado do Ceará #Fórum Regulação e Cidadania #Hidrogênio Verde #regulação
A mais recente fonte de energia renovável que vem sendo foco do Governo do Ceará, o Hidrogênio Verde (H2V), foi tema da 33ª edição do Fórum Regulação e Cidadania, uma iniciativa da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), que foi realizada nessa terça-feira, 10 de dezembro. O objetivo do evento foi apresentar o uso do H2V como fonte de energia limpa, compartilhar as ações e expectativas do Governo do Estado do Ceará sobre seu desenvolvimento e discutir o panorama dessa nova fonte de energia no Brasil.
A mesa de abertura do Fórum foi composta pelo presidente da Arce, João Gabriel Rocha, pelo conselheiro e presidente da Câmara Temática de Energia, Rafael de Paula, pela Ouvidora-chefe, Daniela Cambraia, e pela secretária-executiva da indústria da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Brígida Miola, que representou o Governador Elmano de Freitas. Na oportunidade, João Gabriel deu as boas-vindas aos participantes, enaltecendo a importância do tema para o Estado e para os cidadãos. “Os temas abordados em nossos Fóruns visam educar e propor debates para melhorias em projetos do Governo e demais ações relacionadas às áreas de atuação da Arce. Nosso Estado tem um potencial imenso quando se fala em energias renováveis, e considerando que já temos um hub de Hidrogênio Verde implantado, essa pauta tem de vir à tona”, complementou o Gestor.
Na sequência, Brígida Miola ministrou pelestra sobre o uso do hidrogênio verde como fonte de energia limpa e compartilhar as ações e expectativas do Governo do Estado do Ceará, com foco na atração de investimentos. Logo em seguida, o secretário-executivo de energia e telecomunicações da Secretaria de Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra), Dickson Araújo, falou sobre o papel da infraestrutura estadual na promoção e viabilização de projetos de hidrogênio verde no Ceará.
Finalizando as palestras, o consultar, e ex-presidente da Agência Cearense, Jurandir Picanço, realizou palestra sobre o panorama do hidrogênio verde no Brasil e as expectativas do setor industrial para o futuro polo produtor no Ceará. Posteriormente, foi reservado um momento para questionamentos da plateia, momento em que os palestrantes esclareceram dúvidas e forneceram informações adicionais sobre pontos específicos.
Em 2024, outras duas edições do Fórum Regulação e Cidadania foram realizadas, abordando os seguintes temas: “Perspectivas de Investimentos em Infraestrutura no Ceará” (31ª edição) e “Uso da Linguagem Simples no Serviço Público” (32ª edição).